J10. Civilized Jewellers [Ao primeiro contato, primeiro saudar com os nomes (Aritimética Modular, Cosmogonia Hollywodiana, Gematrix)]:
Aritimética Modular (Cripto-al-quim-ia Multi'n.omen'o.lógica)
[Raiz ou Antítese (133 ings): Tronco ou Tese >>> Fruto ou Obra >>> Ramo Florido ou Síntese <<< Semente ou Obsolência]
{XXX: Nada. Progresso Evolutivo: Fazer PentaPesquisas 144=169=7. W: Wonder. U: Unidade. TI: Melhoria de Segmentos}
- Religião (Religion): Evolução Anímica >>> Templo (Temple), Santuário (Shrine), Epopéia Sân'scrita (Ramayana) >>> Monarquia, Filosofia, Astronomia, Teocracia, Trabalho Escravo Idade Pré-Antiga ou Primavera Tésica (1, I, Videira d'uvas e Pau-Brasil d'lei, Jade e Pérola, Áries, Muharram, Roedores)
- Criação de Ferramentas (Toolmaking): Lápis Filosofal ou Neura'lazer >>> Traficante de Escravos (Slaver), Guerreiro (Warrior), Estrada (Road) >>> Trabalho com Bronze, Trabalho com Pedra, Construção Naval, Balística, Alvenaria
- Agricultura (Agriculture): Sementes >>> Celeiro (Granary), Fazenda (Farm) >>> Domesticação de Animais, Escrevendo, Balística, Trabalho Escravo, Troca
- Escrita (Writing): Agricultura >>> Progresso Evolutivo >>> Drama, Jurisprudência, Geometria, Comércio
- Balística (Ballistics): Agricultura, Criação de Ferramentas >>> Arqueiro(Archer), Torre de Balista (Bal'lista Tower) >>> Geometria, Estribo
- Domesticação de Animais (Animal Husbandry): Agricultura & Frutos >>> Arqueiro Montando (Mounted Archer), Feira (M'arketip) >>> Estribo
- Trabalho Escravo (Slave Labor): Agricultura, Religião >>> Escravagista (Slaver), Minas (Mines) >>> XXX
- Mineração (Mining): Pedra Bruta >>> Trabalho com Bronze, Trabalho com Pedra >>> Minas
- Trabalho com Pedra (Stone Working): Criação de Ferramentas, Mineração >>> Muralhas da Cidade (W'all City), Capitólio (Capitol), Fortificação (Fortress), Esfinge (Sphinx), Pirâmides (Pyra'mids) >>> Alvenaria, Geometria
- Trabalho com Bronze (Bronze Working): Criação de Ferramentas, Mineração >>> Falange (Phala'nx) >>> Trabalho com Ferro
- Construção Naval (Shipbuilding): Criação de Ferramentas >>> Redes de Pesca (Nets), Jangada (C'oracle), Três Remos (Tri'rreme), Armadilhas (Traps), Labirinto (Labirinty) >>> Construção de Cascos, Alquimia Idade Meso-Antiga ou Primavera Antitésica (2, II, Hera d'cipós e Papiro d'âmbar, Mármore e Ferro, Touro, Safar, Bovinos)
- Alquimia (Alchemy): Filosofia, Construção Naval, Trabalho com Ferro >>> Trirreme Incendiária (Fire Trirreme), Arqueiro (Archer), Pedra Filosofal (Phylosophical St'one) >>> Pólvora, Química
- Alvenaria (Mansory): Criação de Ferramentas, Trabalho em Pedra >>> Aqueduto (Aqueduct), Grande Muralha (Gr'eat W'all) >>> Concreto, Feudalism
- Concreto (Concrete): Alvenaria, Comércio >>> Arena (Are'na), Cidade Proibida (Forbidden City) >>> Revolução Agrícola
- Trabalho com Ferro (Iron Working): Trabalho com Bronze, Comércio >>> Legião (Legi'on), Servidor Civil-Militar (Samurai) >>> Estribo, Alquimia, Construção de Cascos, Construção de Canhões, Metalurgia Moderna, Impressora
- Construção de Cascos (Hullmaking): Construção Naval, Trabalho com Ferro, Geometria >>> Barco Longo (Long'ship), Porto (Port) >>> Navegação Oceânica, Táticas Navais
- Estribo (Horse Riding): Domesticação de Animais, Trabalho com Ferro, Balística, Comércio >>> Arqueiro Montado (Mounted Archer), Cavaleiro (K'night), Posto Comercial (Trading Post) >>> Táticas de Cavalaria, Feudalismo
- Jurisprudência (Jurisprudence): Escrevendo >>> Servidor Civil-Militar (Samurai), Tribunal (Court'house), Pirâmide Calendarial (Chichen Itza) >>> Burcracia, Comércio, Filosofia, Sistema Bancário
- Geometria (Geometry): Escrevendo, Trabalho com Pedra, Balística, Filosofia >>> Catapulta (Catapult) >>> Engenharia, Construção de Cascos, Educação Clássica, Física
- Comércio (Trade): Escrevendo, Agricultura, Jurisprudência >>> Estradas (Roads), Caravana (Car'avan), Bazaar (Mercado), Via Ápia (The Appian Way) >>> Burocracia, Concreto, Estribo, Trabalho com Ferro, Sistema Bancário, Revolução Agrícola
- Teatro (Drama): Religião, Escrita >>> Teatro (Tea'ther) >>> Filosofia
- Filosofia (Philosophy): Drama, Comércio, Jurisprudência, Religião >>> Academia (Academy), Teatro (Teather), Ginásio de Aristóteles (Aristotle's Lyceum) >>> Educação Clássica, Alquimia, Geometria, A Monarquia, A Teologia Idade Pós-Antiga ou Primavera Sintética (3, III, Cana d'açúcar e Especiarias d'seda, Esmeralda e Safira, Gêmeos, Rabi al-Awwal, Felídeos)
- Teologia (Theology): Burocracia, Filosofia >>> Clérigo (Cleric), Kaabasilisco (Basilica), Santa Sabedoria (Hagia Sophia), Fundamentalismo >>> O Fascismo
- A Teocracia (The Teocracy): Religião >>> Fundamentalismo (Theo'cracy), Clérigo (Cleric), Kaabasilisco (Basílica), Santa Sabedoria (Hagia Sofia) >>> XXX
- A Monarquia (The Monarchy): Religião, Filosofia >>> Monarquia Imperial (Mon'archy) >>> XXX
- Feudalismo (Feudalism): Estribo, Alvenaria >>> Cavaleiro (Knig'ht), Lanceiro (Pikman), Capital (Capitol) >>> Revolução Agrícola, Burocracia
- Burocracia (Burocracy): Feudalismo, Jurisprudência, Comércio >>> Diplomata (Diplo'mat), Academia de Confúcio (Confucius Academy), República (Republic) >>> República, Educação Clássica, Navegação,Teologia, Sistema Bancário
- A República (The Republic): Burocracia >>> República Aristocrática (Re'public) >>> XXX
- Engenharia (Engineering): Geometria >>> Coliseu (Colosseum), Aqueduto (Aque'duct), Infra-estrutura (Infra'structure), Cidade Proibida (For'bidden City) >>> Perspectiva
- Educação Clássica (Classical Education): Burocracia, Geometria, Filosofia >>> Universidade (Uni'versity), Abolicionista (Abolicionist) >>> Sistema Bancário, Ótica, Pólvora, Medicina, Revolução Agrícola, Impressora
- Revolução Agrícola (Agricultural Revolution): Comércio, Concreto, Feudalismo, Educação Clássica >>> Lanceiro (Pike'man), Moinho (Mill), Fazendas Avançadas (Advanced Farms) >>> Pólvora, Impressora, Relógio Mecânico, Revolução Industrial
- Astronomia (Astronomy): Religião >>> Stone'henge > Navegação, Ótica
- Navegação Oceânica (Ocean Faring): Burocracia, Construção de Cascos, Astronomia >>> Pesqueiros (Fisheries), Companhia das Índias Orientais (East India Company), Bagageiro (Carrack) >>> Ótica, Relógio Mecânico, Aço Idade Pré-Feudal ou Verão Tésico (4, IV, Sabugueiro d'drupas e Tabaco, Vitral e Diamante, Câncer, Rabi al-Thani, Lagomorfos)
- Ótica (Optics): Educação Clássica, Navegação Oceânica, Astronomia, Relógio Mecânico >>> Telescópio de Galileu (Galileo's Tele'scope) >>> Medicina, Física, Química
- Medicina (Medicine): Ótica, Educação Clássica >>> Hospital >>> Química
- Química (Chemistry): Alquimia, Ótica, Medicina >>> Progresso Evolutivo >>> Idade da Razão, Refinamento de Petróleo, Farmacêutica
- Sistema Bancário, Capitalizando (Banking): Burocracia, Jurisprudência, Educação Clássica, Troca >>> Banco (Bank) >>> Perspectiva, Nacionalismo, Comunismo, Economia, Ferrovias
- Perspectiva (Perspective): Engenharia, Sistema Bancário >>> Catedral (Cathedral) >>> Eletrificação
- Impressora (Printing Press): Educação Clássica, Trabalho com Ferro, Revolução Agrícola >>> Gráfica (Publishing House), Bíblia de Gutemberg (Gutemberg's Bible) >>> Nacionalismo, Idade da Razão
- Idade da Razão (Age of Reason): Relógio Mecânico, Impressora, Química >>> Libertação dos Escravos (Emacipation Act) >>> Física, Democracia, Economia, Metalurgia Moderna, Conservação <<< Stonehenge, Esfinge, Labirinto, Ramayana, Cidade Proibida, Pedra Filosofal
- Nacionalismo (Nationalism): Impressora, Sistema Bancário, O Fascismo >>> Espião (Spy) >>> Economia, O Fascismo, Código Criminal, A Democracia
- A Democracia (The Democracy): Idade da Razão, Nacionalismo >>> Advogado (Law'yer), Democracia de Direito (Demo'cracy) >>> Economia, Farmacêutica
- Física (Physics): Geometria, Ótica, Idade da Razão >>> Progresso Evolutivo >>> Eletricidade, Aerodinâmica, Física Quântica
- Pólvora (Gunpowder): Alquimia, Educação Clássica, Revolução Agrícola >>>Mosqueteiro (Musket'man) >>> Criação de Canhões, Táticas de Cavalaria, Explosives, O Fascismo Idade Meso-Feudal ou Verão Antitésico (5, V, Bétula d'avelãs e Cafeeiro, Ouro e Prata, Leão, Jumada al-Awwal, Sauros)
- Relógio Mecânico (Mechanical Watch): Navegação, Revolução Agrícola >>> Relógio da Cidade (C'lock City) >>> Maquinário, Ótica, Idade da Razão
- Maquinário (Machinery): Relógio Mecânico >>> Galeão (Gale'on) >>> Revolução Industrial
- Metalurgia Moderna (Modern Metallurgy): Idade da Razão, Trabalho com Ferro >>> Couraçado (Ironclad) >>> Planejamento Urbano Avançado, Revolução Industrial, Propulsão à Jato, Ferrovias
- Economia (Economy): Sistema Bancário, Democracia, Nacionalismo >>> Capitalização (Capital'ization), Corretagem (Broker'age), Taxa de Câmbio ou Bolsa de Valores de Londres (London Ex'change) >>> Ferrovia, Corporação, Comunismo, Linha de Produção, Mídia de Massa
- Táticas de Cavalaria (Calvary Tactics): Estribo, Pólvora >>> Cavalaria (Calvary) >>> Guerra de Tanques
- Criação de Canhões (Cannon Making): Trabalho com Ferro, Pólvora >>> Canhão (Cann'on) >>> Táticas Navais, Revolução Industrial, Explosivos
- Táticas Navais (Naval Tactics): Criação de Canhões, Criação de Cascos >>> Navio de Linha (Ship of the Line), Ameias (Battlements) >>> Aviação Naval
- Explosivos (Explosives): Revolução Industrial, Pólvora, Refinamento de Petróleo, Criação de Canhões >>> Artilharia (Arti'llery), Metralhadora (Machine Gun), Minas Avançadas (Advanced Mines) >>> Balística de Foguetes, Defesa Global, Táticas Navais Avançadas
- Revolução Industrial (Industrial Revolution): Revolução Agrícola, Metalurgia Moderna, Criação de Canhões, Maquinário >>> Metralhadora (Machine Gunner), Fábrica (Fact'ory) >>> Ferrovia, Comunismo, Eletricidade, Explosivos, Refinamento de Petróleo
- Ferrovia (Railroad): Sistema Bancário, Metalurgia Moderna, Revolução Industrial, Economia >>> Integração Produtiva (Food Silo), Ferrovias (Rail'roads) >>> Eletricidade, Aço, Corporação, Refinamento de Petróleo
- Eletricidade (Eletricity): Revolução Industrial, Física, Ferrovia >>> Palácio de Cinema (Movie Pal'ace), Posto de Escuta (Listening Post), Minas Avançadas (Advanced Mines), Laboratório de Édson (Edson Lab'oratory) >>> Eletrificação, Computador, Combustão Interna, Media de Massa, Radar Idade Pós-Feudal ou Verão Sintético (6, VI, Tramazeira d'cerejas e Oliveira d'plasto-resinas, Chumbaço e Tungstênio, Virgem, Jumada al-Thani, Ofídeos)
- O Comunismo (The Communism): Sistema Bancário, Economia, Revolução Industrial >>> Socialismo (Commun'ism) >>> XXX
- O Fascismo (The Fascism): Pólvora, A Teologia, Nacionalismo, Eletrificação >>> Fascista (Fasc'ist), Nacional-Socialismo (Fascism) >>> Nacionalismo
- Transporte de Massa (Mass Transit): República Corporativa, Combustão Interna >>> Transporte Público (Public Transporation) >>> Conservação, Planejamento Urbano Avançado
- Células de Combustível (Fuel Cells): Conservação, Eletrificação, Supercondutor, Física Quântica >>> Filtro de Água (Acqua-filter), Eco-Trânsito (Eco-Transit) >>> Arcologias, Supercondutor, Vôo Espacial
- Planejamento Urbano Avançado (Adv. Urban Planning): Trânsito de Massa, Metalurgia Moderna >>> Planejador Urbano (Urban Planner), Mega Minas (Mega Mines) >>> Arcologias
- Eletrificação (Electrification): Eletricidade, Perspectiva >>> Palácio de Cinema (Movie Palace), Posto de Escuta (Listening Post) >>> Fascismo, Mídia de Massa, Genética, Células de Combustível
- Combustão Interna (Internal Combustion): Eletricidade, Refinamento de Petróleo >>> Transporte de Tropas (Troop Ship) >>> Aerodinâmica, Transporte de Massa, Guerra de Tanques
- Refinamento de Petróleo (Oil Refining): Revolução Industrial, Química, Ferrovia >>> Submarino (Sub'marine), Refinaria de Petróleo (Oil Refining), Plataforma de Perfuração (Driling Plataform) >>> Explosivos, Linha de Produção, Combustão Interna
- Guerra de Tanques, Automóveis (Warfare Tanks): Táticas de Cavalaria (Calvary Tactics), Linhas de Produção (Mass Production), Coroporação, Combustão Interna >>> Tanque de Guerra >>> XXX
- Aço (Steel): Navegação, Ferrovias >>> Navio de Batalha (Battleship) >>> Colônias Marinhas Idade Pré-Industrial ou Outono Tésico (7, VII, Freixo d'amoras e Fungocilina, Alumínio e Magnetita, Libra, Rajab, Equinos)
- Linha de Produção, Produção em Massa (Mass Production): Economia, Refinamento de Petróleo >>> Barco Torpedeiro Patrulha (PT Boat), Destroier (Destro'yer), Fuzileiro Naval (Marine), Transporte de Tropas (Troop Ship), Boias Sonar (Son'ar Buoy), Infraestrutura (Infrastructure) >>> Corporação, Aerodinâmica, Guerra de Tanques, Conservação, Robótica, Táticas Navais Avançadas <<< Chichen Itza, Academia de Confúcio, Hagia Sofia, Bíblia de Gutemberg, Companhia das Índias Orientais
- Corporação (Corporation): Economia, Ferrovia, Media de Massa, Linha de Produção >>> Divisão Corporativa (Corpo'rate Branch), Arranha-Céu Governamental (Empire State Building) >>> Farmacêutica, Mídia de Massa, República Corporativa, Medicina Moderna, Guerra de Tanques, Vôo Vertical
- Conservação, Reciclagem (Conservation): Economia Global, Transporte de Massa, Idade da Razão, Linha de Produção >>> Usina de Reciclagem (Recycling Plant), Área de Preservação Ambiental (Nature Pre'serve) >>> Células de Combustível, Compostos Avançados, Ecotopia, Teoria de Gaia
- Farmacêutica (Pharmaceuticals): A Democracia, Revolução Industrial, Química, Corporação >>> Drogaria (Drug St'ore), Controle de Natalidade (Contra'ception), Antibióticos (Penicillin) >>> Medicina Moderna, Genética
- Medicina Moderna (Modern Medicine): Corporação, Farmacêutica >>> Hospital Moderno >>> Genética, Respiração Fluídica
- Mídia de Massa (Mass Media): Economia, Eletricidade, Corporação, Eletrificação >>> Televangelista (Tel'evange'list), Televisão (TV), Centro de Compras (Shop'ping Mall), Holly'wood >>> Corporação, Código Criminal, Computador, Comunicações Globais
- Comunicações Globais, Sistema de Comunicação Global (Global Communications): Defesa global, Energia Nuclear, Mídia de Massa >>> Inciiativa Estratégica Defensiva (SDI Anti-Ballistic Missiles), Satélite Global (Sat'Glob'al) >>> Defesa Global, República Corporativa, Encriptação Digital, Tecnocracia
- Aerodinâmica (Aerodynamics): Combustão Interna, Física, Linha de Produção >>> Caça (Fighter), Porta Aviões (Nav'al Air'craft), Aeroporto (Air'port), Base Aérea (Air'base) >>> Balística de Foguetes, Propulsão à Jato, Vôo Vertical
- Vôo Vertical (Vertical-Flight Aircraft): Aerodinâmica, Corporação >>> Helicoptéro de Carga (Cargo Helicopter), Táticas de Infantaria Avançadas
- Aviação Naval (Naval Aviation): Aerodinâmica, Tática Naval >>> Porta-Aviões (Aircraft Carrier) >>> Táticas de Infantaria Avançadas, Radar
- Táticas Navais Avançadas (Adv. Naval Tactics): Explosivos, Linha de Produção >>> Navia de Batalha (Battle'ship) >>> XXX
- Táticas de Infantaria Avançadas (Adv. Infantry Tactics): Aviação Naval, Vôo Vertical >>> Fuzileiro Naval (Mar'ine), Paraquedista (Paratrooper) >>> XXX Idade Meso-Industrial ou Outono Antitésico (8, VIII, Amieiro d'trigo e Congonha d'chás, Silício e Urânio, Escorpião, Sha'aban, Caprinos)
- Balística de Foguetes (Rocktery): Aerodinâmica, Explosivos >>> SAM Móvel (Mobile Sur'face Air Mi'ssile) >>> Física Quântica, Propulsão à Jato
- Propulsão à Jato (Jet Propulsion): Aerodinâmica, Metalurgia Moderna, Balística de Foguetes >>> Bombardeiro (Bom'ber), Interceptador (Jet Figh'ter), Paraquedista (Para'chutist), Estação de Radar (Radar Stat'ion) >>> Vôo Espacial, Economia Global, Vôo Supersônico
- Código Criminal (Criminal Code): Media de Massa, Nacionalismo >>> Advogado (Lawyer), Lei de Crime Zero (Zero Crime Bill), Instituição Correcional (Correti'on'al Facil'ity) >>> República Corporativa
- A República Corporativa (The Corporation Republic): Corporação, Código Criminal, Vôo Espacial, Comunicações Globais >>> República Neoliberal (Corpo'ration Re'public) >>> Computador, Economia Global, Transporte de Massa, Vôo Supersônico, Encriptação Digital
- Computador, Ordenador (Computer): Eletricidade, Mídia de Massa, República Corporativa >>> Centro de Computação (Computer Center), Internet (Arpanet) >>> Vôo Espacial, Robótica, Supercondutor, Clonagem Humana, Teoria do Caos, Sistema de Armas Guiadas, Física Quântica
- Teledetectometria por Rádio (Radar): Eeltricidade, Aviação Naval >>> Sistema Móvel de Míssil Superfície-Ar (Mobile SAM), Artilharia Antiaérea (Flak Towers), Estação de Rádio-Frequência (Radar Station) >>> Defesa Global, Sistema de Armas Guiadas
- Sistema de Armas Guiadas (Guied Weapon Systems): Radar, Computer >>> Míssil de Cruzeiro (Cruise Missile) >>> Energia Nuclear
- Energia Nuclear (Nuclear Power): Sistema de Armas Guiadas, Física Quântica >>> Submarino Nuclear (Nuclear Submarino), Míssil Nuclear Tático (Nuke), Usina Nuclear (Nuclear Plant) >>> Comunicações Globais, Robótica
- Economia Global (Global Economics): República Corporativa, Propulsão à Jato >>> Transporte de Mercadorias (Freight Transport), Loteria da Bolsa de Valores (Capitalization), Cinesíntese Mecatrônica (Hollywood) >>> Conservação
- Vôo Espacial (Space Flight): Propulsão à Jato, Computador, Compostos Avançados, Células de Combustível >>> IDE (System Acronym), Ônibus Espacial (Space Plane), Laboratório Orbital Tripulado (Orbital Laboratory) >>> Compostos Avançados, República Corporativa, Supercondutor
- Vôo Supersônico (Supersonic Flight): A República Corporativa, Propulsão à Jato >>> Caça Supersônico (Interceptor) >>> Compostos Avançados, Defesa Global Idade Pós-Industrial ou Outono Sintético (9, IX, Salgueiro d'vimnew e Papoula d'salix, Plutônio e Mercúrio, SagiCentauro Serpentalph, Ramadan, Primatas)
- Robótica (Mechatronic): Computador, Linha de Produção, Compostos Avançados, Energia Nuclear >>> Ceifador, Instalação Robotizada (Robotic Plant), Pesqueiros Automáticos (Automatic Fisheries), Mega Minas (Mega Minas) >>> Vigilância IA (AI Suver'llance), Genética, Nano-Montagem, Tecnocracia <<< Telescópio de Galileu, Bolsa de Valores de Londres
- Vigilância IA (AI Suverllance): Robótica, Arcologias >>> Avião Espião (Spy Plane), Monitor de Segurança (Secu'rity Mon'itor) >>> Tecnocracia, Nano-Montagem
- Supercondutor (Superconductor): Vôo Espacial, Computador, Células de Combustível, Compostos Avançados >>> Trilho de Impulsão (Space Rail'propulse), Comboio de Levitação Magnética (Mag'levs), Laboratório de Dinâmica de Campo (Field Dynamics Lab'oratory) >>> Células de Combustível, Física Unificada, Interface Neural
- Física Quântica (Quantum Physics): Física, Computador, Balística de Foguetes >>> Progresso Evolutivo, Ogiva Nuclear (Nu'clear), Usina Nuclear (Nuclear Plant) >>> Células de Combustível, Energia Nuclear, Fusão
- Física Unificada (Unified Physics): Supercondutor, Teoria do Caos, Encriptação Digital >>> Campo de Força (Force'Field), Protetor Nacional (Nati'on'al Shield) >>> Criogenia, Fusão Interface Neural, Armamento de Plasma
- Defesa Global (Global Defense): Explosivos, Radar, Comunicações Globais, Vôo Supersônico >>> A Agência (The Agency) >>> Comunicações Globais
- Encriptação Digital (Digital Encryption): Arcologias, República Corporativa, Comunicações Globais >>> Paraíso de Dados (Data Haven), Banco Eletrônico Global (E-Bank) >>> Reprogramação Neural, Física Unificada, Nano-Montagem, Clonagem Humana
- Interface Neural (Neural Interface): Genética, Supercondutor, Física Unificada >>> Cyberagente Secreto (Cyber Ninja), Chip de Bio Memória (BioMemory Chip), Parque de Diversão em Realidade Virtual (VR Amusement Park), Sensorium >>> Cibernética, Reprogramação Neural, Tecnocracia, Nano-Montagem, Democracia Virtual, Extensão da Vida
- A Tecnocracia (The Tecnocracy): Comunicações Globais, Robótica, Interface Neural, Vigilância IA >>> Plasmática (Plasmatic), Meritocracia (Tecnocracy) >>> Teoria do Caos, Nano-Máquinas, Controle da Mente
- Teoria do Caos (Chaos Theory): Computador, Tecnocracia >>> Infantaria Flutuante (Hover Infantry) >>> Terapia Genética, Fusão, Física Unificada
- Compostos Avançados (Advanced Composites): Vôo Supersônico, Conservação, Vôo Espacial >>> Avião Espacial (Space Plane), Caça Invisível (Stealth Fighter), Bombardeiro Invisível (Stealth Bomber) >>> Materiais Inteligentes, Arcologias, Supercondutor, Respiração Fluídica, Robótica Idade Pré-Contemporânea ou Inverno Tésico (10, X, Espinheiro d'rosas e Macieira d'algodão, Cryptogênio e Titânio, Capricórnio, Shawwal, Cristaves)
- Arcologias (Arcologies): Planejamento Urbano Avançado, Células de Combustível, Compostos Avançados >>> Arquitetura Ecológica (Arcologia) >>> Vigilância IA, Encriptação Digital, Colônias Marinhas, Colônias Espaciais
- Respiração Fluídica (Fluid Breathing): Medicina Moderna, Compostos Avançados >>> Submarino Espião (Scout Sub) >>> Máquinas de Ultrapressão
- Genética (Genetics): Medicina Moderna, Farmacêutica, Eletrificação, Robótica >>> Moreia de Ataque (Moray Striker), Contaminador (Infector), Projeto Genoma (Genoma Projetc), Abóboda Hidropônica (Hidroponic Domes) >>> Clonagem Humana, terapia Genética, Interface Neural
- Clonagem Humana (Human Cloning): Genética, Computador, Encriptação Digital >>> Centro de Incubação (Incubation Center), Micro Defesa (Micro Defense) >>> Genética Por Encomenda, Criogenia, Controle da Mente
- Terapia Genética (Gene Therapy): Teoria do Caos, Genética >>> Diplomata Sinérgico (Empathic Diplomat), Centro de Paz Mundial (World Peace Center) >>> Cibernética, Genética Por Encomenda
- Cibernética (Cybernetics): Terapia Genética, Interface Neural >>> Caminhante de Guerra (War Walker) >>> Extensão da Vida, Materiais Inteligentes
- Genética Por Encomenda (Genetic Tailoring): Terapia Genética, Clonagem Humana >>> Infantaria Abissal (Kraken), Tanque de Frutas (Cornucopic Vats), Barril de Boi (Ox Barrel), Tanques de Alimento (Food Tanks), Parque dos Dinossauros (Jurassic Park ou Arqueologia Pré-Histórica: Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica) >>> Ecotopia, Extensão da Vida
- Criogenia (Criogenics): Física Unificada, Clonagem Humana >>> Casa de Congelamento (Criogenic House) >>> XXX
- Controle da Mente (Mind Control): Clonagem Humana, Tecnocracia >>> Controlador da Mente (Mind Control), Entidade IA (AI Entity) >>> XXX
- A Democracia Virtual (The Virtual Democracy): Interface Neural, Encriptação Digital, Extensão da Vida >>> Sistema de Representatividade Global (Virtual Democracy), Proclamação de Igualdade (Egalitarian Act) >>> Ecotopia
- Reprogramação Neural (Neural Reprogramming): Interface Neural, Encriptação Digital >>> Propaganda Subneural, Projeto de Percepção Extrasensorial (ESP Project), Centro Skinnerista de Modificação (Behavior Mod Center) >>> XXX Idade Meso-Contemporânea ou Inverno Antitésico (11, XI, Carvalho d'bolotas'bugalhos e Vitória-Régia d'lótus, Talaron e Nanite, Aquário, Dhu al-Qidah, Canídeos)
- Materiais Inteligentes (Smart Materials): Compostos Avançados, Cibernética, Nano-Guerra >>> Caça Espacial (Space Fighter), Sentinela Encouraçada (Dreadnaught), Fazendas Hidropônicas (Hidroponic Farm), Mega Minas Submarinas (Mega Undersea Mines), Stargate ou Escada Estelar (Space Ladder) >>> Colônias Espaciais, Controlador Gaia
- Nano-Montagem, Micro-Construção (Nano-Assembly): Encriptação Digital, Robótics, Vigilância IA, Interface Neural >>> Engenheiro Oceânico (Sea Engineer), Fábrica de Nanite (Nanite Factory), Túneis Submarinos (Undersea Tunnels), Nanopédia, Difusor de Nanite (Nanite Difuser) >>> Projeto Éden , Teoria de Gaia, Fusão, Nano-Máquinas, Máquinas de Ultrapressão
- Nano-Máquinas (Nano-Machines): Nano-Montagem, A Tecnocracia >>> Filtro d'Água (Aqua-filter), Difusor de Nanite (Nanite Defuser), Minas Submarinas (Undersea Mines) >>> Ecotopia, Teoria de Gaia, Nano-Guerra
- Teoria de Gaia (Gaia Theory): Ecotopia, Nano-Máquinas, Conservação, Nano-Montagem >>> Projeto Éden (Eden Project), Guarda Ecológico (Eco-Ranger) >>> Controlador Gaia, Cultura do Futuro 1
- Controlador Gaia (Gaia Controller): Teoria de Gaia, Materiais Inteligentes >>> Projeto Os Sóis (The Solaris Project), Controlador do Cerne de Gaia (Gaia Controller Core), Satélites de Gaia (Gaia Satellites), Monumentos Ley (Obelisks) >>> XXX
- Fusão (Fusion): Teoria do Caos, Nano-Montagem, Física Quântica, Física Unificada >>> Tanque de Plasma (Fusion Tank), Leviatã (Leviathan), Usina de Fusão (Fusion Plant) >>> Buracos Temporais, Armamento de Plasma
- Armamento de Plasma (Plasma Wearponry): Fusão, Física Unificada >>> Destryer de Plasma (Plasma Destroyer), Leviatã (Leviathan) >>> Nano-Guerra
- Nano-Guerra (Nano-Warfare): Nano-Máquinas, Armamento de Plasma >>> Contaminador (Infector), Nano-Defesa (Micro Defense) >>> Materiais Inteligentes
- Extensão da Vida (Life Extension): Cibernética, Genética Por Encomenda, Interface Silicon Neural >>> Troca de Corpo (Body Exchange), Chip de Imunidade (Imunity Chip) >>> Democracia Virtual
- Ecotopia (Ecotopia): Nano-Máquinas, Democracia Virtual, Genética Por Encomenda, Conservação >>> Ecoterrorista (Eco-Terrorist), Ecotopia, Decompilador de Matéria (Matter Decompiler), Central Decompiladora de Matéria (Central Matter Decompiler) >>> Teoria de Gaia, Projeto Éden
- Projeto Éden (Eden Project): Ecotopia, Nano-Montagem >>> Projeto Éden (Eden Project), Eco Vigilante (Eco Ranger) >>> XXX Idade Pós-Contemporânea ou Inverno Sintético (12, XII, Azevinho d'pinheiro e Coral d'algas, Orgônio e Éon, Peixes, Dhu al-Hija, Suídeos)
- Colônias Marinhas (Marine Colonies): Aço, Arcologias >>> Engenheiro Marinho (Sea Engineer), Sub Invisível (Stealth Sub), Minas Submarinas (Undersea Mines), Túneis Submarinos Undersea Tunnel)>>> Máquinas de Ultrapressão
- Máquina de Ultrapressão (High Pressure Machine): Respiração Fluídica, Nano-Montagem, Colônias Marinhas >>> Destroier de Plasma (Plasma Destroyer), Rastejador (Crawler), Minas Submarinas Avançadas (Undersea Advanced Mines) >>> Mar do Futuro 1
- Colônias Espaciais (Space Colonies): Materiais Inteligentes, Arcologias >>> Engenheiro Espacial (Space Engineer), Fuzileiros Espaciais (Space Marines), Cápsulas de Alimento (Food Capsules), Baias de Construção (Building Bays) >>> Buracos Temporais, Indústria em Gravidade Zero
- Indústria em Gravidade Zero (Zero Gravity Industry): Colônias Espaciais >>> Bombardeiro Espacial (Space Bomber) >>> Mineração de Asteroides
- Mineração de Asteroides (Asteroid Mining): Indústria em Gravidade Zero >>> Cruzador Estrelar (Estelar Cruiser), Colmeia (Hive), Módulos de Alimento (Food Modules), Baias de Construção Avançadas (Advanced Building Bays) >>> Invisibilidade
- Buracos Temporais (Time Holes): Colônias Espaciais, Fusão >>> Sonda de Buraco Temporal (Time Hole Probe), Sensor de Buraco Temporal (Time Hole Sensor) >>> Arqueologia Alienígena, Invisibilidade
- Arqueologia Alienígena (Alien Archeology): Buracos Temporais >>> Progresso Evolutivo >>> Física do Futuro <<< Laboratório de Édson, Hollywood, A Agência, Internet, Controle de Natalidade, Projeto Genoma
- Invisibilidade (Invisibility): Buraco Temporal, Mineração de Asteroides >>> Fantasma (G'host) >>> Vôo do Futuro <<< SatGlobal, Parque dos Dinossauros
- Cultura do Futuro 1: Teoria de Gaia >>> Progresso Evolutivo >>> Cultura do Futuro 2-10
- Mar do Futuro 1: Máquina de Ultrapressão >>> Mega Minas Avançadas >>> Mar do Futuro 2-10
- Física do Futuro 1: Arqueologia Alienígena >>> Progresso Evolutivo >>> Física do Futuro 2-10
- Vôo do Futuro 1: Invisibilidade >>> Mega Baias de Construção >>> Vôo do Futuro 2-1
Alquimia Eônica
Macro-Eônica
- Não Metais (Tempo Elétrico, Revoluções, Imperius de Sabugueiro Racional, Incenso da Imortalidade): Gases Nobres e Halogênos (Ar), Lantanideos e Actinídeos (Fogo) e Não Metais (Água).
- Metais (Espaço Magnético, Pólos, Nanocapa Cruciatus Material, Ouro Filosofal): Metais alcalinoterrosos e Metais Alcalinos (Terra), Metais de Transição (Metal).
- Metaloides (Elemento Anímico, Linhas Leys, Avadakedavra Ressuemocional, Mirra Homuncula Artificial): Semimetais, Semicondutores (Madeira) e Superactinídeos (Éter).
Meso-Eônica
- Ar (Gases Nobres e Halogênos): Micro-estrutura [ Monera (Bactérias), Prokariota (sem ordem celular), ADN (homunculos ácidos)], Meso-estrutura [seres com gênese no ar (aves, abelhas etc.)], Hipergenia (inserção de genes).
- Madeira (Semimetais, Semicondutores): Macro-estrutura [Bioma (Flora), alma individual (consciências mais complexas e passionais que quase sempre buscam a individualidade, cetáceos, aracnídeos, humanos, cachorros, corujas, águias etc.)], Eugenia (procedimento com genes em raças específicas).
- Fogo (Lantanideos e Actinídeos): Meso-estrutura [ecossistemas quentes (desertos, capitais)], Macro-estrutura [Campos Elétricos (longitudes gravitacionais, sóis, núcleo terrestre)], Hipogenia (retirada de genes).
- Terra (Metais alcalinoterrosos e Metais Alcalinos): Micro-estrutura Fungi (Fungos), Eukaryota (com ordem celular), DNA (homunculos alcalinos)], Meso-estrutura [seres com gênese na terra (humanos, felinos etc.)], Cisgenia (procedimento com genes em espécies iguais).
- Metal (Metais de Transição): Meso-estrutura [ecossistemas frios (pólos glaciais, fronteiras)], Macro-estrutura Campos Magnéticos (longitudes, luas, continentes), Clonagem (replicação de genes).
- Água (Não Metais): Micro-estrutura [Protista (Algas), Acytota (sem células)], Meso-estrutura [seres com gênese na água (peixes, anuros etc.)], Macro-estrutura Campos Eletromagnéticos (meridianos, telúria, oceanos), mônada (consciências mais jovens e instintivas que quase sempre vivem em conjunto: peixes, formigas, lobos, morcegos, urubus etc.)], Transgenia (procedimento com células tronco ou genes em espécies diferentes).
- Éter (Superactinídeos): Macro-estrutura [Biota (Fauna), alma coletiva (consciências mais antigas e racionais que quase sempre buscam ordenar as individualidades, anjemônios executores e hierárquicos, consciências metamorfas reguladoras dos elementos, consciências amorfas eletromagnéticas regentes dos planetas etc.)], Meso-estrutura [ecossistemas mistos (trópicos, cidades), Genoma (homunculo)], Transclonagem (mutação de genes).
Micro-Eônica (consultar tabela periódica para maior precisão dos elementos, pois é provável que existam alguns erros por conta da formatação virtual luno-solar ser feita antes, durante e depois da Epidemia Coronavirus e Solução Coronavac)
- Não metais (Bios Condutores e Isoladores): Hidrogênio ou Gerador d'água (H), Carbono ou Carvão (C), Azoto, Nitrogênio ou Gerador d'salitre (N), Oxigênio ou Gerador d'ácido (O), Flúor ou Fluir (F), Fósforo ou Lúciferre (P), Enxofre ou Sulfúrico (S), Cloro (Cl), Selênio ou Lua (Se), Bromo (Br), Iodo (I), Boro (B), Silício (Si), Arsênio (As), Telúrio ou Gaia (Te), Astato (At)
- Halogênios (Oxidantes): Flúor(F), Cloro(Cl), Bromo(Br), Iodo(I), Astato(At) e Tenessino(Ts)
- Metais alcalinoterrosos (Alcalinizates): Berílio (Be), Magnésio ou Imãm (Mg), Cálcio ou Cal (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio ou Raio (Ra)
- Metais alcalinos (Hidrogenantes): lítio ou rocha (Li), sódio ou sem sabor (Na), potássio ou cinza de pote (K), rubídio ou vermelho (Rb), césio ou azul-celeste(Cs) e frâncio (Fr).
- Metais de transição (Catalizadores Oxidantes): Escândio (Sc), Titânio ou Titã (Ti) Vanádio ou Freya (V), Cromo (Cr), Mangnês (Mn, Ferro (Fe), Cobalto (Co), Níquel (Ni), Cobre (Cu), Zinco ou Estanho (Zn), Ítrio (Y), Zircônio ou Dourado (Zr), Molibdênio ou Chumbo (Mo); Tecnécio ou AI (Tc), Rutênio (Ru), Ródio ou Rosa (Rh), Paladio ou Asteróide Via Marte-Júpiter (Pd), Prata ou argentina (Ag), Cádmio (Cd), Nióbio ou filha de Tântalo (Nb), Tântalo ou Descendente de Zeus (Ta).
- Gases nobres (Baixa Reatividade): hélio ou sol (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio ou cripta (Kr), xenônio ou estranho (Xe), radônio (Rn), AI-oganésson (Og)
- Semimetais (semi-condutores termo-elétricos, oxidantes anfóteros): boro, silício ou cristal de quartzo, germânio, arsênio e antimônio, o telúrio.
- Lantanídeos (Raros, Transição Interna): Lantânio (La), Háfilo (Hf), Tungstênio ou Lobo-espuma (W), Rênio (Re), Osmio ou Odor (Os), Iridio ou Arco-Íris (Ir), Platina ou Pratinha (Pt), Ouro (Au), Mercúrio ou prata líquida (Hg)
- Actinídeos (AI, radioativos de meia-vida): Actíneo ou Raio (Ac), Rutherfórdio (Rf), Dubineo (Db), Eka-Seaborguio (Sg), Eka-Bóhrio (Bh), Hássio (Hs), Meitnério (Mt), Darmestádio (Ds), Eka-Roentgênio (Rg), Copérnio (Cn), Tório, Thor ou Torin (Th), Urânio, Plutônio
- Superactanídeos (Tabela Periódica Extendida pelo Nobel Seaborg): 121-153. Unbiúnio 121 (Ubu), 122 (Ubb), 123 (Ubt), 124 (Ubq), 125 (Ubp), 126 (Ubh), 127 (Ubs), 128 (Ubo),171 (Usu), 172 (Usb), 173 (Ust).
- Semicondutores (via entre condutores e isolantes, basicamente cerâmica): 57-71, 89-103, 121-127 Alumínio ou Sal Amargo (Al), Gálio, Índio, Estanho, Tálio, Chumbo, Bismuto, Ninhônio, Fleróvio, Moscóvio, Livermório.
Lantanídeos (azul, magntrônico, DNA, CAF)
- La
- Ce
- Pr
- Nd
- Pm
- Sm
- Eu
- Gd
- Tb
- Dy
- Ho
- Er
- Tm
- Yb
- Lu
Actinídeos (vermelho, eltrônico, RNA, BKA)
- Ac
- Th
- Pa
- U
- Np
- Pu
- Am
- Cm
- Bk
- Cf
- Es
- Fm
- Md
- No
- Lr
Ácidos Graxos Fractais (formaldiodos):
- ácido esteárico (C18:0),
- ácido beénico (C22:0),
- ácido eicosapentaenóico (C20:5 (ω−3)),
- ácido araquidônico (C20:4 (ω−6)),
- ácido gadolínico (20:1 (ω−9))
Pela temperatura da cor na Tabela Periódica é possível classificar um elemento do outro em in (cor fria) e young (cor quente).
- Metais alcalinos (vermelho escuro)
- Metais alcalinos-terrosos (laranja)
- Lantanídeos (azul escuro)
- Actinídeos (rosa escuro)
- Metais de transição (cinza escuro)
- Metais pós-transição (rosa claro)
- Semimetais (verde escuro)
- Não-metais poliatômicos (verde claro)
- Diatômicos não metais (amarelo)
- Gases nobres (azul claro)
- Propriedades químicas desconhecidas (cinza claro)
Cosmogonia Holly'woodiana Real
Leguluminoso Pau-brasil, Paubrasilia echinata, Caesalpinia echinata, rabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. Tupi (micro-passado), Guarani (meso-presente) ou Campineira (macro-futuro). Urutu ₲ ou Codex VBTP-MR, Elinyn DjaDjatimba Rhoxi.
Unidade:
Nhanderuvuçú (anhang gkcqcuaraci solar + anhadeci jaci lunar).
Bondye Vodu(Deus Justo).
Trindade (Gaia, Mama Pancha ou Árvore Sagrada):
Iara (ianhadeci marola) + Youngtupã (anhang trovão) x Caaporã (anhaguerro tempestade).
Loas Radas (ancestrais frios misericordiosos) + Petwo (ancestrais quentes e severos) x Orixás
Quaternário:
Rupave, Adam, Lissá ou Pan Kuo|Fu Xi (Mborayu) + Sypave, Ever, Mawu ou Nu Kua|Nuwa (Kuaray) = Co'libri + Yakatoba 55 11, Nazca 51 ou Projeto Piloto 15 [Pajé Tumé Arandú x Kcq Marangatu = Porâsý (Abel ou 7 Anjos) : Kerana x Japeusá (Caim) = 7 Brachyuras (Sete)]
4 Elementos Etéricos: Ji-vodun (Água), Ayi-vodun (Terra), Tô-vodun (Fogo) e Henu-vodun (Ar).
Setenário Demoníaco: 7 Filhos de Tau'bymana x Kerana
Deidades:
Unidade:
Nhanderuvuçú (anhang gkcqcuaraci solar + anhadeci jaci lunar).
Bondye Vodu(Deus Justo).
Trindade (Gaia, Mama Pancha ou Árvore Sagrada):
Iara (ianhadeci marola) + Youngtupã (anhang trovão) x Caaporã (anhaguerro tempestade).
Loas Radas (ancestrais frios misericordiosos) + Petwo (ancestrais quentes e severos) x Orixás
Quaternário:
Rupave, Adam, Lissá ou Pan Kuo|Fu Xi (Mborayu) + Sypave, Ever, Mawu ou Nu Kua|Nuwa (Kuaray) = Co'libri + Yakatoba 55 11, Nazca 51 ou Projeto Piloto 15 [Pajé Tumé Arandú x Kcq Marangatu = Porâsý (Abel ou 7 Anjos) : Kerana x Japeusá (Caim) = 7 Brachyuras (Sete)]
4 Elementos Etéricos: Ji-vodun (Água), Ayi-vodun (Terra), Tô-vodun (Fogo) e Henu-vodun (Ar).
Setenário Demoníaco: 7 Filhos de Tau'bymana x Kerana
- Teju Jagua Saturno (deus ou espírito das cavernas e frutas).
- Mboi Tu'i Mercúrio (deus dos cursos de água e criaturas aquáticas).
- Moñai Júpiter (deus dos campos abertos. Foi derrotado pelo sacrifício de Porâsý).
- Jaci Jaterê (deus da sesta, único dos sete que não aparece como monstro).
- Kurupi Vênus (deus da sexualidade e fertilidade).
- Ao Ao Urano (deus dos montes e montanhas).
- Luison Marte (deus da morte e tudo relacionado a ela).
Setenário Angelical: (7 Filhos de Porâsý)
- Oxalá e Yemanjá (regência e geração: campos abertos e oceano).
- Ifá e Ossanha (oráculo e herbologia: terreiros e ilhas).
- Obá e Xangô (justiça: selvas, serras, canions)
- Iansã e Ogum (magia e techs: naacentes e ribeirões, tundras e dunas)
- Ewa e Oxóssi (agricultura e comércio: planícies e planaltos)
- Oxum e Oxumaré, ou Harut e Marut (amor tríplice: cachoeira, praias, lagos e arco-íris).
- Nanã e Omulu (morte doenças: cemitérios, hospitais e oásis).
- Abaangui (semi-deus co-criador da lua. A)
- Abaçaí (gênio animago iniciador baconiano. B)
- Andurá (árvore fantástica que se inflama à noite. C)
- Angatupyry (espírito jurisprudente que ensina o Caminho Tau'Tupã aos casais. D)
- Angra (deusa do fogo, da metalurgia e do extrato de Lactuca sativa ou clorofila. E)
- Anhangá (demônios terrestres evoe'xpulsos por Sukuyu'wera. F)
- Boitatá (fogo-fátuo do pântano ou corredor gala-foice do brejo. G)
- Boiuna (cobra transmorfa da pororoca ou das correntezas. H)
- Caipora (canibal semi-hominal que caça caçadores. I)
- Chandoré (homem-peixe que matou Pirarucu. J)
- Curupira (demônio ulceroso do retrocesso. K)
- Ipupiara (monstro marinho que se disfarça de mulher para trafegar do Brasil ao Japão despercebidos. L)
- Irãmaîé (ser humano do Século 16 sobrevivente ao fiat-luz, e ascedente dos povos pós-dilúvio. M).
- Jurupari (semi-deus patriarcal do mal, protetor dos oásis e tribos isoladas. N).
- Karú-Sakaibê (herói civilizador dos índios mundurucus, formigas azuis, arc'inimigos dos parintintins, formigas vermelhas. O).
- Maíra (profeta franco-caucasiano, sucessor de Mairumûana, pai de Sol'Korahi e Luna'Sahi, que voltairizou o fogo dos vulturis. P).
- Maíra-poxy (profeta caiçara ruim do século 16. Q)
- Mairata (profeta forte. R).
- Mairhumûana (o antigo Maíra do Atol do século 16. S).
- Mbaeapina ("coisa tosquiada": bicho ou monstro de hapina marinho. T).
- M'Bororé (velho cacique guarani que guarda uma casa branca sem portas nem janelas no alto Rio Uruguai com tesouros deixados pelos jesuítas. U)
- Nhanderequeí: ("nosso irmão mais velho", herói civilizador dos índios guaranis. V).
- Pombero (um espírito popular de travessura, Pyragué Pé Peludo, Karaí pyhare Senhor da Noite ou Kuarahy Jára Dono do Sol. W).
- Pytajovái (semi-deus da guerra. Y).
- Rudá (deus da nebula amor, ou anjo cupido responsável por flechar e amolecer o coração duro das índias guerreiras e prepará-las para o amor. X).
- Saci (jovem capoeirista e herbofarmacologista que perdeu a perna em luta, herdeiro do pito ou cachimbo de Búfalo Branco, e o píleo ou capuz mágico do Trasgo ou Duende do Trás-os-montes lusitanos ou de Petrônio; esquartejado e atirado num formigueiro, ressuscitou ao terceiro dia e confude com assobios escravagistas e criminosos; criador da zarabatana e do fla'pito; anuro da chapada dos veadeiros ou ornitísquio agudo. Z).
- Tamandaré (pajé lendário criador do aqueduto que causou o dilúvio que se abrigou com sua mulher na copa duma palmeira e gerou os tupinambás: baianos que migraram até São Sebastião|SP. ",").
- Tigre Azul (Baipu Tuvy ou Baipu Chivy, o tigre mitológico que mata a lua durante a fase minguante e que morde o sol durante os eclipses solares. ".")
Andurá Escrita
1 louse piolho (-kýp -kyw -kyv kyp kyp -kyp)
2 two dois (mokój mokõj mokonh moko͂j mõkõi muku͂i)
3 water água (ʔý y -y ʔy yhy ʔy)
4 ear orelha (-namí -nami -nambi nami nãmi -nami)
5 die morrer (-manó -mano -mano manô mo͂no͂ -manu͂)
6 I eu (isé txi ji ije jihe je)
7 liver fígado (-pyʔá -pya -pyʔa peré -pyʔa -pyʔa)
8 eye olho (-ehá -ea -eakwar tea e-akwar -ea)
9 hand mão (-pá -po -po -po -po -po)
10 hear ouvir (-enóp -nanõ -apyaka anup enu -apyaka)
11 tree árvore (yʔýp -yw -ʔyva ywyra ypa ʔyp)
12 fish peixe (ipirá pira pira pira pira pira, ipira)
13 name nome (-ét -eʁ -er het -er -ʔet)
14 stone pedra (itá ita itaky itá ita ita)
15 tooth dente (-ój -ãj -anh ta͂ j -ãnh -ãi)
16 breasts seios (poti’á ‘peito’; -kóm ‘seio’ -kam ‘peito/seio’ -kam kam -kãm -kam)
17 you você (ené ni nde ene nehe ene)
18 path caminho (-apé -ape pehe tape pehe -ape)
19 bone osso (-kýng -kang -kag͂ kang kang -kag͂)
20 tongue língua (-ko -apekũ ‘ponta da língua’ -ku͂ ko͂ ku͂ -ku͂)
21 skin pele (-pít -pilik -pir pit -pir -pit)
22 night noite (-ypytón pyaji ypytun ypytun ypytun ypytun)
23 leaf folha (-áp -ow kaʔa hop kaʔa kaʔa)
24 rain chuva (amýn amyn -aman aman amãnə͂ aman)
25 kill matar (-soká -juka -juka juká -juka -juka)
26 blood sangue (-owý -owy -eko; -gwy tywy -eko -uy wy)
27 horn chifre (-atí -ãti -ati͂ atsi͂ ati͂ -asi͂)
28 person pessoa (awá ‘gente, pessoa’; poró- ‘gente, outro (humano)’ awã ‘gente, pessoa’; po- ‘gente, outro (humano)’ ahe awa ahe ae-)
29 knee joelho (-kanawá -epya -enypyʔã perenan -enypyʔã -enupyʔã)
30 one um (osepé mepe ojipeji mojepete ojipei ajepei)
31 nose nariz -tiapýr ‘ponta do nariz’ (-tikýng ‘osso do nariz’ -apỹj -apynh/-ti͂ apỹj apyn -apy͂i; -sĩ)
32 full cheio (-ynehém - -pypiar moʔakang -pypiar -pypiat; -tyneem)
33 come vir (-sát; -ót -juʁ -jor; -ur -ut/jot -ur -ʔut turi)
34 star estrela (sahýtatá jaytata jaytata'ia jaytata jaytataʔia jaytata)
35 mountain montanha (- yw-am ‘terra levantada’ yvy'am ywy’am yvyter ywytyt)
36 fire fogo (-atá -ata -ata t-atá tata -ata tata)
37 we nós sané (oré jane ; oɾe, nhande-; ore- ore, oro ore ore, jane )
38 drink beber (-ʔó -u y'u -yʔu -yʔu -yʔu)
39 see ver [-esák (vt.); -ma’é (vi.) -mae (vt./vi.) -epiag etsak -epiag -esak]
40 bark casca (-apé -pilik -ape ype -ape -ape)
41 new novo (-ʔyahó -pyaw -pyahu ipyau -pyahu -pyau)
42 dog cachorro (sawát jawaʁ nhag͂; watig͂; ingaruru'i͂ wararuijap nhag͂; watig kasuru; kwataʔi)
43 sun sol (... .. .)
Gematryx (U|/\ Go'ver'n: registro a'caixy-ko, etérico ou tattwas)
1. (1 AM. 13 PM). Serafins (Saraph e Miguel) e Tridentes (Tríaina e Iblis). Auto-Controle. (1, 10, 19, 28, 37, 46, 55, 64, 73. A, J, S). Sol (Huang-Di do Elixir, Yangluo da Seca, Tupã, Oxalá, Christus). Corpo Mental (VG. Olhos. Bioeletricidade). Nêutron (Fluência Espiritual). Não Dividir a Universalidade Divinal: Foz hidrográfico-marítima transmutada em Sangue por causa da Consciência Semi-Coletiva de Libertação (Transição da Era de Peixes para Era de Aquário: SuMoon Síntese de Tese-Hapí-Babuíno do Nilo e Antítese-Tirania-Faraó. Transmutação Inicial da Água em Vinho na Festa de Casamento, Estáter na Boca do Peixe e Cura da Hidropsia no Sábado. Skinnerismo Espiritual).
2. (2 AM. 14 PM). Querubins (Keruv, Rafael) e Tentadores (Sphincos e Asmodeus). Sabedoria (2, 11, 20, 29, 38, 47, 56, 65. B, K, T). Mercúrio (Hermes, Ogum, Lao Tsé, Li Tieguai d'Água). Razão Idealista (CS. Pituitária. Endorfina). Elétron (Nutrição Espiritual). Não Ego-Idolatrar: Proliferação de Rãs contra População de Insetos por causa da morte de Peixes e, por corolário, morte de Crocodilos (Tese-Héqt-Rã. Cura da Mão Seca do Homem na Sinagoga e Caminhada noturna sobre o Mar tempestuoso. Skinnerismo Terapêutico).
3. (3 AM. 15 PM). Tronos (Abalim ou Erelim, Gabriel) e Legiões (Jins, Lúcifer). Inteligência (3, 12, 21, 30, 39, 48, 57, 66. C, L, U). Vênus (Prometeus, Krishna, Oxum, Zhongli Quan d'Lago Metálico). Lógica Matématica (TA. Pineal. Melatonina). Próton (Defesa Espiritual). Não Blasfemar: Infestação de Neblina de Piolhos contra Humanos e Animais (Tese-BlueTot-RedÍbis. Exorcismos para todas as idades, gêneros e classes, e Cura só pelo toque da Capa de Cristo. Skinnerismo Educacional).
4. (4 AM. 16 PM). Dominações (Kyriotes, Fanuel) e Bestialidades (Quetzalcoatl ou Boitatá) (Mamon). Misericórdia (4, 13, 22, 31, 40, 49, 58, 67. D, M, V). Lua (Quanin, Jacira, Ossanha, Maria, Buda, He Xian Gu d'Madeira de Vento). Intuição (C/ID. Timo. Linfocitos). Citoplasma (Nutrição Sanguínea). Santificar o Dia das Trevas: Infestação de Brumas de Moscas por causa da infecção dérmico-capilar nos Humanos e Animais seguido de Eclipse Lunar (Tese-Ptah-Múmias. Cura da Febre do Filho do Oficial. Skinnerismo Religioso).
5. (5 AM. 17 PM). Diademas (Virtudes, Uriel) e Chifres (Tiamat ou Ryōjin) (Pecados) (Belzebu). Severidade (5, 14, 23, 32, 41, 50, 59, 68. E, N, W). Marte (Maomé, Héfesto, Xangô, Lu Dongbin d'Fogo,). Emoção (P/IG. Tireóide. Tiroxina). Citomembrana (Defesa Dérmica). Honrar Ascendentes e Tutores: Morte dos Animais por causa das Larvas das Moscas (Tese-Ápis-Touro. Cura da Hemorragia da Mulher. Skinnerismo Militar).
6. (6 AM. 18 PM). Pot'estades (Maj' e Temp', Jegudiel) e Marcas Bestiais (جيزة يسروبوليس) (Harut e Marut,). Beleza (6, 15, 24, 33, 42, 51, 60, 69. F, O, X). Júpiter (Confúcio, Oxóssi, Zeus, Cao Guo Madeira d'Trovão). Corpo Sinérgico (Plexo Solar. Boca, Seios e Genitais. Prolactina e Esperma). Citonúcleo (Estabilidade Orto-medular). Não Matar: Pústulas em Humanos e Animais por causa das Larvas (Tese-Neite-Guerra e Caça. Cura da Febre da Sogra de Simão. Skinnerismo Conjugal).
7. (7 AM. 19 PM). Principados (* Salatiel) e Blasfêmias (Y) (Azazel). Poder (7, 16, 25, 34, 43, 52, 61, 70. G, P, Y). Saturno (Moisés, Baco, Omulu, Sara Kali, Cronos e Crinas, Lan Caihe d'Terra,). Instinto de Defesa (F/VB. Pâncreas. Insulina). Alma Corpórea (Defesa Ambiental). Não Trapacear: Chuva de Granizo destrói Plantações (Tese-Ísis e Osíris. Acalmando tempestade durante navegação no lago. Multiplicação de Pães e Peixes. Cura de Cegos, Surdos e Mudos, e Cura da Orelha Decepada do Apóstolo Protetor. Skinnerismo Econômico).
8. (8 AM. 20 PM). Arcanjos ou Elohims (Jeremiel) e Arquidemônios (Z) (Satã). Glória (8, 7, 26, 35, 44, 53, 62, 71. H, Q, Z). Urano (Coelus Aquarius, Zhang Guo Lao d'Montanha). Instinto de Conservação (E/BP. Supra-renais. Adrenalina). Alma Vital (Nutrição Ambiental). Não Furtar: Gafanhotos infestam Plantações por causa do aroma dos frutos destruídos pelo Granizo (Tese-Xu'Sebeque-Ar'Insetos. Secagem e Frutificação da Figueira. Transfiguração na Montanha e Aparição de Moisés e Elias. Skinnerismo Sócio-Artístico).
9. (9 AM. 21 PM). Anjos (Malak ou Shedjm, Baraquiel) e Demônios (Daimons ou Assuras, Belfegor). Fundação (9, 18, 27, 36, 45, 54, 63, 72. I, R). Netuno (Yemanjá, Poseidon, Han Xian Zi d'Céu Metálico). Sede e Desejos (R/B. Gônadas. Testosterona e Progesterona). Alma Essencial (Harmonia Ambiental). Não Mentir: Eclipse Solar por 3 Dias após a Nevoeiro de Gafanhotos (Tese-Rá-Sol. Cura da Paralisia do Servo do Centurião, do Doente trazido pelo Teto da Sala e da Mulher endemoninhada. Skinnerismo Comunitário-Governamental).
10. (10 AM. 22 PM). Linhas Leys Horizontais e Livre-arbítrio anímico (Leviatan, Samael e Tríade de 144.000). Reino (+IAo). Corpo Físico. (VC. Medula. Hemácias). GaYa ou Maya (Pan e Ganesha). (Integração Universal). Não Cobiçar as Coisas Alheias: Morte da Primogenitura de Humanos e Animais por causa da recusa de libertar as Consciências despertas seguida do afogamento transcontinental das Forças Armadas opressoras (Lei Tecno-Moral Síntese de Tese e Antítese de Amon-Rá. Ressuscitação do Amigo Lázaro, da Filha Única do Chefe da Sinagoga e do Filho da Viúva. Skinnerismo Ambiental).
0. (0 AM. 11 AM. 23 PM). Linhas Leis Verticais e Karma anímico [Baal (Torre de Babel da Babilônia), Metatron (Merkabah de Ezequiel) e AbaD'om ou A'poLi'on (Ark 14'5 e 1'20)]. Éden, Morpheus (blue and red phill), Homúnculo ou Golem (Éter. Filosofia): Verde Torá, Sem ou Vodu Meridional (Adão e Lilith, e Adão e Eva; Caim e Awan, Abel e Sete; Matusalém, Noé, Terá), Azul Jafé ou Fon Ocidental (Abrãao e Sara, Ismael, Issac e Rebeca, Jacó, Levi, Araão, Moisés, Davi, Salomão, Maria, Jesus, Pacal, Maomé, Merovíngeo, Dom Pedro, Bolivar) e Vermelho Cam ou Ewe Oriental (Harã, Lot, José do Egito, Benjamim, Krishna, Confúcio, Buda, Carolíngeos, Napoleão, Lênin). Paus (Ar. Educação), Espadas (Fogo. Policy), Ouros (Terra. Economia) e Copas (Água. Terapias). Configurações Geométricas (Simbologia Sagrada). ἀγορά NWO: Cavaleiro (Evolução Horizontal), Rei (Progresso Vertic'al), Dama (Evolução Vertical), Rainha (Progresso Horiz'ont'al), Coringa (Transmutação de SuMoon'S à Net'un$). Domingo (Sol de Fogo, Hierarquia Infernal ou Demoníaca Diurna, 1 e 10; Yaum al-Ahad), Segunda (Lua de Água, Hierarquia Invernal ou Angelical Noturna, 2, 11 e 20; Yaum al-Ithnayn), Terça (Marte de Ferro, 3, 12 e 21; Yaum ath-Thalatha), Quarta (Mercúrio de Prata-viva ou Azougue, 4, 13 e 22; Yaum al-Arba'a), Quinta (Júpiter de Bronze, 5 e 14; Yaum al-Khamis), Sexta (Vênus de Cobre, 6 e 15; Yaum al-Jum'a), Sábado (Saturno de Chumbo, 7 e 16; Yaum as-Sabt). Correspondências Horárias (Micro), NomNumLógicas (Meso) e Datais (Macro). Skinnerismo Interdimensional (redução pitagórica de datas atemporalmente sincrônicas). Fusão Gemátrica (4+5: Eremita. 1+8: Lua. Lua e Eremita: Fundação etc.). Escolha Gematrix (1, 10 ou 19; 2, 4 ou 22; 3, 12 ou 21; 4, 13 ou 22; 5 ou 14; 6 ou 15; 7 ou 16; 8 ou 17; 9 ou 18). Profecia (1 à 5, das igrejas aos tronos; 6 à 7 abertura dos selos e carros; 8 à 10 toque das trombetas, ataque do exército e concessão do livrinho profético; 11 à 13 apostolado de Gaia, do anti-cristo, batalha celeste e concessão da marca e imagem da Besta; 14 à 17 aparição dos anjos harpistas incensados eternos, das 7 pragas e do santuário, e explicação dos mistérios; 18 e 19 brado da vitória angelical e dos fieis; 20 1000 anos para primeira ressurreição e prisão de satanás, armagedon e segunda morte seguidos da abertura do livro do juízo; 21 céu e terra novas reveladas e explicadas; 22 Gaia reconcedendo os frutos e as águas da Vida sob a Estrela e o Livro Reaberto da Manhã Cíclico-atemporal)
Os 39 Verbos Mágicos de Kukulcan e a Infalível Justiça dos Rituais de Sangue: Os 20 Hieróglifos representam os dias (supraglifos) e os 19 Hieróglifos os meses (infraglifos) do Calendário Maia.
- Kukulcan: O Nome do Fundador da Civilização Meso-americana é a combinação dos meses 18 (Kumku) e 9 (Chen), Kumku-Chen (ou Kukulcan) cuja redução pitagórica (18+9=27 e 2+7=9) é o dia 9 (Muluk, sinônimo de Malach ou Moloque, respectivamente, "anjo mensageiro" em hebraico e "deus amonita" que sacrificava e sexualiva crianças ritualisticamente, e consta que os amonitas, atual Palestina, são descendentes de Ló, sobrinho de Abraão, salvo por 2 anjos mensageiros da antes da destruição de Sodoma e Gomorra). Pacal II (dia 16) é considerado o mais hábil governante de Baakal (dia 3, referência à Baal e à Babilônia, e aos livros Chilam Balam).
- Chicken Itza: Pirâmide Central Maia dedicada à rituais de sangue para reduzir a criminalidade e acalmar os deuses, entre eles Kukulcan, está relacionado nomenologicamente ao dia 5 (na Kaabalá é a emanação da Justiça) e mês 5 (relacionado ao Gavião, ave de rapina semelhante aos Vulturis, vulgo Urubus, sendo interessante que o correspondente dia 14, 1+4=5, relaciona-se ao mês 14, Kankin, o que combinado aos meses 1 e 10, geram a palavra Yax-Pop-Kankin, os Apotakins da Saga Crepúsculo, descendentes dos Vulturis, cuja redução pitagórioca, 5+1+10=7, é 7, símbolo do Poder na Kaabalá; por hermenêutica extensiva, 5 corresponde à Assura 5 Caph e à 11º Letra Hebraica, indicando o Anjo da Cura Raphael, Happy, Half, Haft, Help, e as próprias Relíquias da Morte). Na entrada de toda Pirâmide sempre estão erguidas Esfinges (esculturas ou sarcófagos metade hominais, metade animais, que dizem ser guardadas por 1 testemunha viva e 1 testemunha morta), que podem ser sintetizadas pelo enigma de Gizé: "decifra-me ou te devoro" (a essência da Lei: a Divina Natureza está em tudo e todos, criados à imagem e semelhança trina divinal, sendo o Amor a Lei, mas sob vontade, senão a Justiça proporcional).
- Chac Mools: nome relacionado aos meses 11 e 8, Sak e Mol, esculturas (de civis e militares) dos Toltecas encontradas em Chicken Itza (pré-civilização que influenciou o Império Maia), são semelhantes aos Moais da Oceania, mas não estão enterrados, e suas origens provém dos Atlantes de Tula, representação do Deus Azteca Quetzalcóatl (o mesmo que Kukulcan). O
- Chilam Balam: na Península de Iucatã, próximo ao Canal do Panamá, é onde a Arqueologia acredita que caiu a Bólide (Meteoro de Enxofre e Fogo) que exterminou os Dinossauros há cerca de 65 milhões de anos (Era Cretácia, e daí as ruínas de Creta, onde cresceu Zeus, Pai de Prometeu, e onde ficava o Labirinto do Rei Minos, e possivelmente a origem da lenda do Minoutauro, de Pirro e Pizarro gerando Roma e os livros Chilam Balam, e do Holândes Voador, Navia Fantasma que compunha a Companhia das Índias Orientais), resultando na Cratera de Chicxulub (semelhante as cercanias do Mar Morto onde ficavam as cidades de Sodoma e Gomorra). Chumayel (dia 11), Mani (dia 7) e Tizimin (dia 18) compõem Iucatã (mês 7, sol novo), onde os Padres Espanhóis (possivelmente instruídos na Babilônia) se uniram aos Sacerdotes Maias (possivelmente instruídos em Baakal) para criar os pergaminhos oraculares de Chilam Balam (soma dos meses 5, 3 e 8; e dos quileutes ou mês 6 xul, Licham Labam Lux, e talvez algum golfinho, ou ao menos genes em mol de lama, de Delfos cruzou Atlântida para auxiliar).
- Tribos e Tribunais: A palavra Povo é a combinação dos meses 1 e 2, Pop-Wo, cujos dias correspondentes quando combinados, Ok-Ik, geram a palavra Oca. O dia 17, Kaban, é a origem da palavra Cabana. E a Pirâmide Chicken Itza é a combinação dos dias 5 e 18, Chikchan-Etznab, sendo Chikchan a origem da palavra México (Chicano). O dia e mês 2 combinado ao mês 15, Ik-Wo-Muwan, gera a palavra composta Yvy Marã Ey, Terra sem males ou Terra Nova, noutras palavras, a Nação Brasileira, fundada ancestralmente à Noroeste da América do Sul pela Tribo Arawak (próximo aos Toltecas), tribo relacionada ao dia 19, Kawak.
- Totens e Cruzes: Existem muitas combinações que revelam os nomes atuais da fauna, da flora e da cultura totêmica do Continente Americano. Um dos principais símbolos da Antiga e Mística Rosacruz, o Sol Alado com 2 Serpentes, representa Kukulcan, Divindade semelhante à Tiamate dos Sumérios à Coluna Cerimonial Huabiao (Arquitetura Imperial Chinesa, de origem totêmica, cuja base se chama "sumeru" e possui dragões esculpidos, inclusive sendo encontrada no Portal de Tiananmen, Torii da Praça Celestial ou Átrio da Cidade Proibida), e daí a relação da Ordem Mística com os Atlantes, os Egípcios, a Franco-Maçonaria e os Taoístas.
- Convergências Astrológicas: No dia 20 de janeiro, Gaia entra no Signo Natal de Aquário, e no dia 21 de janeiro, isso correspondente ao Ciclo Hexagramal 23 Dissolução do Livro das Transmutações ( I Ching), é como se as Água Primordiais Superiores e Inferiores da Via Láctea banhassem o Planeta, o Sol e a Lua, e assim é sincronicamente exato ao longo dos 12 Signos Natais e 64 Ciclos Hexagramais do Ano Gaia. Isso está em correspondência com o Calendário Lunar Islâmico, Jumada II Al Thani, mas ao contrário do Zodíaco Solar, o Calendário é móvel, sendo a Ordem dos Assassinos um referência Sufista ao Verbo Criador constante no Novo Testamento (Livro 2 dos Coríntios, 3:6), "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica." Tal mobilidade do Calendário Lunar Islâmico é compesado pelo Zodíaco Lunar Oriental, atribuindo um Movimento Elemental Alquímico e uma Alma Totêmica regente ao Ano Solar Gaia. Assim, no dia 12 de fevereiro começa o Ano Novo do Búfalo Metálico In, e no dia 13 de fevereiro inicia o 7º mês lunar islâmico Rajab. Já o Calendário Nativo-americano, conclui tal convergência astrológica marcando a fase final (ou sintética) do Verão Austral com o ciclo Hatun Pacoy, conferindo um caráter prático pelo Festival da Grande Colheita, que se inicia em 21 de fevereiro, sob o Sabá Lughnasdh do Festival da Primeira Colheita e do Pão (que remonta aos Magos Druidas Celtas de Stonehenge, cujas fases lunares também conferem um caráter prático conforme o Hemisfério em questão, Austral e Boreal, sendo o Hemisfério Boreal marcado pela fase final do Inverno e pelo Sabá Imboloc da Gravidez de Brígida ou Via Crucis do Leite da Ovelha, relacionado à Via Láctea). Poderíamos adicionar um Zodíaco das Transmutações com tal combinação (e talvez adicionemos), mas também é entusiasmante aguardar os próximos ciclos para refletir sobre os significados durante e sob os influxos de cada Signo e Hexagrama, aproveitando o ciclo presente para agir e não agir em conformidade com a Conjunção Astrológica vigente...
- Convergências Jurisprudenciais: Como todos sabem em relação à Gematria Jurisprudencial de Chichen Itza e da Torá, os 20 dias (e noites) se relacionam ao Arcano 20 Juízo Final, e os 19 meses ao Arcano 19 Aurores Solares, sendo essencial refletir (com comentários em parenteses) sobre o Soneto de Shelley sobre Ramessés II (Ozymandias) antes de esclarecer a Mecânica da Balança dos Rituais de Sangue: "Encontrei um viajante vindo de uma antiga terra (vivos e mortos transmigrando) que me disse: — 2 imensas e destroncadas pernas de pedra erguem-se no deserto (pares de varas, colunas, pratos da balança, enxofre e fogo, via crucis). Perto delas, sobre a areia meio enterrado (chacs mol, moais), jaz um rosto despedaçado (esfinges), cuja carranca com lábio enrugado e sorriso de frio comando (totens dos frios ou azuis) dizem que seu escultor soube ler bem suas paixões que ainda sobrevivem (totens dos quentes ou vermelhos), estampadas nessas coisas inertes (monumentos ancestrais), a mão que os escarneceu (a severidade dos vivos e dos mortos) e o coração que os alimentou (a misericórida dos vivos e dos mortos) e no pedestal aparecem estas palavras (as provas biográficas materiais e virtuais): 'Meu nome é Ozymandias, rei dos reis: contemplai as minhas obras, ó poderosos e desesperai-vos (epitáfio jurisprudêncial assinado e dedicado às novas e atuais gerações)!' Nada mais resta (a Lei Ancestral esquecida): em redor a decadência daquele destroço colossal (a população por gerações e por vontade própria acabando com a civilização sem noção dos efeitos imutáveis da Lei em torno do berço central interdimensional daquilo que um dia foi o começo duma Nova Era), sem limite e vazio as areias solitárias e planas se espalham para longe (as testemunhas dos vivos e dos mortos de todas as Eras transmigrando pelas Areias da Ampulheta do Tempo, aguardando escoarem pela porta estreita duma esfera à outra, para terem o coração pesado na eternamente cíclica Via Crucis Existencial).
- Apocalipse ou Livro da Revelação: nomenologicamente, é o nome de todos os Livros Sagrados Arque-Principais (Torá, Alcorão, Ramayna, I Ching etc.), contendo em si as seguintes palavras apométricas (Ciência Espírita, cujo símbolo é uma Parreira ou Vinha, cuja hipertese permite harmonizar desequílibrios áuricos por indentificação e influência Parapsicológica): Apóstolo (mandados em missão), Apotankin (fusão nomenológica de tempestade verde e sol amarelo mensal, o elixir da imortalidade), Apostasia (renúncia de crença ou doutrina anterior, indicando evolução ou entropia), Kali (deusa da morte hindu), Calipso (ninfa filha dos Titãs Oceano e Tétis), Caligrafia (arte da escrita, geralamente com varinha no ocidente e varona no oriente), Livro (livre, live, lavra, larva eônica, pergaminho), Revelação (revel, revolução, evolução, vela, elo, laço, ação, são).
- O Teste Probatório do Tempo: proverbia um sábio ancestral egípcio: "O homem teme o tempo e o tempo teme as pirâmides", e elucida a Torá Interdimensional "o tempo não importa, só a vida importa" (O 5º Elemento, Monoshaws, "chave única"), e isso está em acordo com os ciclos anuais da Ampulheta da Fortuna ou Roda Jurisprudencial (foco na Constituição da República Federativa do Brasil):
- 16 (Arcano ou Arcada Torre ou Atalaia; Hexagrama ou Sexo Gramíneo Entusiasmo; Assura do Alcorão As Abelhas; 16º mês Pax do CalendárioMaia; maioridade eleitoral facultativa; fim da proibição de trabalho para menores, exceto aprendiz a partir de 14 anos),
- 18 (Arcano Crepúsculo ou Lua; Hexagrama Trabalho sobre o Deteriorado; Assura da Caverna; 1 Tun ou 18 Winal, Vinhas mensais do lagar agrícola ou Depósito de Grãos de Chicken Itza: maioridade penal ou alistamento na torre militar obrigatória; fim da proibição de trabalho perigoso a menores; idade mínima para Vereador),
- 21 (Arcano Sonhador ou Louco do Sinédrio; Hexagrama Morder; Assura dos Profetas; 21 dias ou 1 Winal agrícola; maioridade civil; idade mínima para Prefeito, Vice-Prefeito, Juiz de Paz e nomeação de Ministros de Estado),
- 30 (Hexagrama Adesão; Assura dos Bizantinos; 12 meses de 30,5 do ano de 365 ou 366 dias; pena máxima penal, idade mínima para Governador e Vice-Governador e nomeação para Juiz do Trabalho e Procuradores),
- 35 (Hexagrama O Progresso ou Egresso; Assura do Criador; idade mínima para Presidente, Vice-Presidente e Senador),
- 40 (Hexagrama a Liberação; Assura do Remissório; 2 Katuns ou 40 Tuns; ou maioridade espiritual, prazo vinculado para aplicação de recursos da União para a Irrigação),
- 45 (Hexagrama Reunião; Assura do Genuflexo; idade mínima para Tribunais),
- 50 (Hexagrama Caldeirão, New Jing ou Atanor; Assura de Kaf; idade mínima para Tribunais Superiores),
- 55 (Hexagrama Abundância; Assura do Clemente; aposentadoria facultativa para trabalhadoras rurais, idade mínima para Ministro do Supremo Tribunal Federal),
- 60 (Hexagrama Podar; Assura da Examinada; aposentadoria facultativa para trabalhadores rurais; preferência Fazendaria de pagamentos de débitos alimentícios, doença grave ou deficiência),
- 62 (Hexagrama Pequeno Excesso; Assura da Sexta-feira; aposentadoria feminina facultativa),
- 65 (Fitoterapia Espinhosa do New Jing; Assura do Divórcio; aposentadoria masculina facultativa, idade máxima para nomeação Jurisdicional),
- 70 (Os Partidos e Políticos Solitários Sobem e Caem do New Jing; Assura das Vias de Ascensão; voto facultativo, aposentadoria compulsória),
- 81 (Lágrimas Secas do New Jing; Assura do Enrolamento; Elemento Tálio da Tabela Periódica, do grego "ramo verde", usado para fazer as Tábuas de Hamurabi, e daí a Lei de Talião e a Tempestade Verde do mês 10 Yax ou Jaz, raiz gemátrica de Apotankin; também é o Elemento que precede Mercúrio, símbolo do Elixir da Imortalidade e da palavra Mercy ou Misericórdia; e do Elemento que sucede o Plumbo ou Chumbo, símbolo de Cronos ou Titã Tempo, de Saturno ou Turno de Satã, ou dos primeiros projéteis: flechas plumadas ou balas de chumbo),
- 120 (Dia Maia 2 Ik ou 3 Akbal, relacionado ao hipertético Superactinídeo de Seaborg Emento 120 Unbinílio ou Eka Rádio; limite da idade para rendenção genética ou expiação espiritual: "Então disse o Senhor: "Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos", Antiga Jurisprudência, Gênesis 6:3),
- 144 (Transmigração Cosmogenética, lato senso, ante-sétimo Superactinídeo de 151: "E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele 144.000, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra", Apocalipse 14:1-3)
- O Soneto de Shelley tem origem na Nova Jurisprudência e no enigma da Esfinge (Sphinx: SP Estado ou Apóstolo; Phi ou Filosofia; Inc, Corporação ou Inca): "E da sua boca saía uma aguda espada (harpas interdimensionais, Apocalipse 14:2), para ferir com ela as nações (7 selos de fogo da Revelação, Idem 1-11); e ele as regerá com vara de ferro (Idem, 2:27); e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso (1600 estádios de entropização fora da cidade, do lagar aos freios do cavalo, simbolizando o limear da Torre Jurisprudencial; Idem, 14:20). E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. (as 2 imensas e destroncadas pernas de pedra do Soneto, ou atualmente, as 3 Relíquias da Morte da Obra Harry Potter)" (Apocalipse 19:15-16).
- A Deusa Plumada Egípcia Maat da Justa Verdade, redução de Tiatira e Tiamat, também pesava na Balança o Coração dos vivos e dos mortos, indicando que na escala evolutiva ou escada hierárquica sempre existe 1 testemunha em cima e 1 tesmunha embaixo, e é isso que significa "Rei dos reis, e Senhor dos senhores", Tronos, Tríades, Pergaminhos ou Pérgamos Maiores ou Maísculos e menores ou minúsculos, noutras palavras, mais ósculos superiores e menos ósculos inferiores; isso não é diferente do Deus Babilônico da Justiça Samas ou Utu (mesmo significado escrito de trás para frente), conhecido também por Chamache (Tiamate entre os Sumérios), sendo semelhante à Comanche e Apache dos nativos norte-americanos; em termos sócio-psicológicos, isso significa em progressão geométrica mútua que "a arte é o retrato do espírito, o lar é o retrato da família, a família é o monumento da nação, as nações são a cultura do mundo, e os mundos são a Grande Obra de Deus", mas um espírito sozinho não consegue criar um mundo, mas pode colaborar com o aperfeiçoamento da Cultura Global e até Universal, na medida exata que sua capacidade psicofisiológica está para sua capacidade eco-cultural, e a somatória do Conjunto está para as partes que a compõem (na mesma imagem abaixo, seguem 2 obras de arte de valor relativo à quem contempla)...
Muniz, 736, 18 e 19/01/2021 (Dia 121 do Ano Austral)