x (Gloss'ário)

36. G: Látigos (ou Latidos) Escolares Infanto-juvenis 

38. G: Espécies Literárias




36. Látigos (ou Latidos) Escolares Infanto-juvenis 

"Tão jovem para sofrer as desilusões do amor". Direitor Professor Dumbledore, na Obra Harry Potter
  1. Educação"só tem gay nessa classe" [tomem cuidado, as aparências s(c)egam e a paixão embria'ga, e a sede pode ser tanta que é possível morrer no deserto procurando ou acreditando numa miragem].
  2. Policty"homem é homem, menina é menina, macaco é macaco, viado é viado" (os iguais se atraem ou se complementam, e, em plena Era da Informação, esforçar-se parado ou em movimento para aprender soluções ou resolver problemas só pode indicar escravagismo, rinhas predadoristas ou inferioridade da própria espécie).
  3. Filosofia"o homem é uma animal político" (entre cavalheiros, damas e cidades, dispensam-se cavalos, éguas e estábulos).
  4. Economia"não valem o que comem e o leite que dão" (o genoma é resultado da absorção, transformação e excreção de moléculas de RNA e DNA obtidas na Natureza, e do valor que se dá às coisas e às criaturas).
  5. Terapia"não é possível que bilhões de moscas estejam erradas, !coma merda!" (sem comentários evolucionistas,teológicos, imunlógicos, ecologisticos etc.).
Muniz, 736, 27/10/2020 (Dia 37 do Ano Austral)





38. Espécies Literárias:

"MENINA: 'Conte-me uma Hhistória.' NANOPÉDIA: '?Que Hhistória?' MENINA E NANOPÉDIA: 'É Mentiroso, Mentiroso, O Gato Trapaceiro.' NANOPÉDIA: 'A Vaca pulou a Lua.' MENINA: '?O que é uma Lua?' NANOPÉDIA: 'A Lua é o maior Satélite da Terra com diâmetro equatorial de 3474,8 km'". Projeto Nanopédia em Civilization Call To Power (dados atualizados pela Wikipedia)
Dentre as espécies literárias, existem basicamente 3 tipos:

Laborais: são as que objetivam progredir a cultura ou alma coletiva. São 4 tipos fundamentalmente:
  1. Fundamentais (livros de alfabetização e didáticos, livros e mídias com reflexões conspiratórias e temas universalistas, filosofia indutiva e dedutiva, passeios e turismo peripatético, e.g.), 
  2. Técnicas (vídeo-aulas, textos procedimentais e.g.),
  3. Cientificas (documentos históricos e registros empíricos, filosofia silogística ou conclusiva, e.g.),
  4. Filosóficas ('.'.'.).
Lazerais: são as que objetivam dar sentido existencial às espécies literárias laborais. São 5 tipos fundamentalmente:
  1. Instintivas (erotismo e suspense, e.g.),
  2. Passionais (comédia e romantismo, e.g.),
  3. Inspiradoras (heroísmo e ficção, e.g.),
  4. Contemplativas (biologia e filosofia prática, e.g.),
  5. Multi-sensorial (áudio-livros, filmes, teatros, museus, e.g.),

Terapêuticas: são as que objetivam evoluir a alma individual e alma coletiva, para melhor aproveitamento das espécies literárias laborais e lazerais. São 4 tipos fundamentalmente:
  1. Físicas (vídeo-aulas de artes corporais, escultura e pintura, e.g.),
  2. Emocionais (mímica, áudio-livros de auto-ajuda e karaokê, e.g.),
  3. Racionais (jogos de perguntas e respostas, labirintos gráficos, equações cruzadas e charadas simbólicas, e.g),
  4. Espirituais (vídeo-games, desenho tridimensional, redação livre e psicofônica, oráculos, idiomas estrangeiros e braile, textos ocultistas e sagrados, e.g.).
Dessa forma, sendo verdade que a Realidade é Mental ou um Campo Unificado de Energia variavelmente diversificada, e que já existe entre nós recursos oriundos de fontes supra-hominais (desde manifestações foto-astronômicas calculadas, passando por ondas de rádio-frequência variáveis, à manifestações espectrais inteligentes sem as limitações do corpo físico), poderíamos concluir que a literatura (nas suas mais diferentes formas) é uma forma matematicamente exata e eterna de sintetizar tudo o que é perceptível pelas consciências que habitam (ou habitaram) todos os lugares do Universo, sendo um meio de comunicação capaz de ser ampliado ou compensado conforme a condição tecno-cultural de cada alma existente, inclusive não sendo raro muitos ocultistas afirmarem que o extremo passado se funde ao extremo futuro numa consciência (ou razão) plenamente desperta no presente. 
"Ler é antigo". Egon à Janine, o cientista do sexteto descrevendo a tecnologia da Leitura à secretaria do Departamento onde trabalham, num Edifício desativado do Corpo de Bombeiros, no Filme Os Caça-Fantasmas (1984)
05/2020, Muniz, 736