x 87.HCGH (Maravilhas do Mundo Evoluindo)

87. Idade Polar ~ Creative Constructions [A Evolução Histórica das Maravilhas do Mundo (Aurores do Sentido Existencial)]:
"Percorri a Terra por 40 Constelações e reatestei que ainda nada há de novo debaixo do Sol e da Lua". Apócrifos da Bíblia do Infverno, Conjunção Saturno e Júpiter 7:2020

"All My Gray Sun". Trecho da Música Tema de Civilization IV, anagrama de "Alma Grei Sã" 

Civilization 2, um game aparentemente inocente e simples, mas cuja cronologia das Maravilhas do Mundo evidencia as causas, meios e fins civilizatórios, e na realidade algumas coisas já aconteceram, outras acontecem e outras acontecerão, senão vejamos:
  1. Pirâmides (concede um celeiro em cada cidade): construção criológica contra os extremos climáticos, as pirâmides permitem conservar por mais tempo alimentos e trazer bem-estar ao corpo, e por isso Akenaton usa uma serpente entre os olhos, réptil ánfíbio que vive em tocas para proteger-se associado à primeira espécie animágica à compartilhar dos frutos da Árvore do Conhecimento na história da humanidade.
  2. Jardins Suspensos (mais 3/3 de felicidade em cidades com jardins e 1/3 de felicidade em outras cidades): a consequência das pirâmides são os terraços agrícolas Maia, conciliando labor, repouso, vigilância panorâmica, magia, lazer e turismo numa só atividade ou edificação.
  3. Colossus (mais 1 medida de dinheiro onde já se produz 1 medida): uma escultura gigante de bronze (nefilin) visível dos jardins suspensos para atrair turistas, comerciantes, e ter controle de fronteiras e orientação sedentária.
  4. Grande Farol (permite trirremes navegarem pelo oceano e aumenta em 1 légua o movimento): uma torre gigante com um grande lampião no topo para atrair turistas e comerciantes navegantes, e ter controle de fronteiras marítimas e orientação náutica (a légua era uma medida de distância calculada à regua baseada na capacidade das éguas em percorrer grandes distâncias.
  5. Grande Biblioteca (ganha 1 tecno-avanço para cada 2 tecno-avanços de outros impérios): uma pirâmide destinada a guardar e imortalizar todo o conhecimento prático do Império, para o Império, e para as atuais e novas gerações. Consta que na Grande Biblioteca de Alexandria macacos sabiam ler e escrever hieróglifos.
  6. Oráculo (dobra o efeito dos Templos): pirâmides exclusivamente destinada a guardar, imortalizar, ensinar e praticar magia. Consta que no Oráculo de Delfos não só o espíritos dos ancestrais quanto das espécies regionais participavam dos rituais, permitindo prever e prevenir as causas internas dos sofrimentos que afligiam o Império. 
  7. Grande Muralha (defesa dobrada contra invasões, paz durante negociações com inimigos, concessão de uma muralha em cada cidade): o estudo da magia e animagia oracular possibilitou prever e prevenir as causas externas dos sofrimentos que afligiam o Império. Consta que na China foi a primeira vez que humanos, animais e espíritos das 2 procedências lutaram lado a lado contra inimigos comuns.
  8. Academia de Guerra de Sun Tzu (soldados vitoriosos tornam-se veteranos formando novos soldados em veteranos): consta que após a primeira guerra defensiva, uma pirâmide foi construída para sepultar os soldados humanos e animais mortos em combate (exército de terracota: múmias humanas, equinas, canídeas, aviárias etc.), tornando-se um lugar exclusivamente de treinamento militar e reverência aos herois do Império.  
  9. Cruzada do Rei Ricardo (mais 1 medida produtiva-defensiva em cada terreno da cidade): consta que a primeira guerra ofensiva, uma pirâmide-celeiro com muros era construída nos territórios ocupados, e que a cavalaria e humanos além de usarem armaduras, escudos, espadas, lanças, flechas etc., tinham em suas fileiras leões e elefantes também com armaduras.
  10. Embaixada de Marco Polo (adiciona uma embaixada noutros Impérios): após a pirâmide-celeiro com muros ser construída nos territórios ocupados, logo era construída uma Academia de Guerra e um Oráculo para colonização total da região, e nas regiões próximas hostis acordos eram feitos para edificação mútua de pirâmides-celeiro, jardins e bibliotecas em troca da paz e intercâmbio cultural. Consta que na Itália até a Índia Medieval foi onde as primeiras miscigenações raciais e zoológicas aconteceram.
  11. Capela de Michelangelo (concede uma catedral em cada cidade): a catedral é a fusão da biblioteca e do oráculo numa única edificação, e consta que foi nas catedrais que ocorreram as primeiras alianças entre espíritos humanos e doutras espécies (egrégoras), diminuindo o número de cruzadas e embaixadas pela unificação de diversas cidades dispersas num Império Multinacional.
  12. Observatório de Copérnico (aumenta em 50% a ciência da cidade): uma catedral em forma de torre gigante para estudar os mistérios espirituais e celestes. Consta que o primeiro observatório astronômico, em razão da formação de novas egrégoras, permitiu que espíritos da Lua e do Sol se aproximassem e ensinassem novos tecno-avanços, sendo o binóculos, a bússula, o compasso e a Bíblia impressa em papel e tinta em grande escala os exemplos principais renascentistas (eis a primeira Escada Estelar).
  13. Expedição de Magalhães (aumenta em 2 léguas o movimento dos navios):  com a formação de novas egregóras e os tecno-avanços, os espíritos concederam mapas oceânicos e sopraram as velas dos navios para que novas embaixadas fossem edificadas em continentes inexplorados. Consta  que os Impérios e espécies dos continentes inexplorados já sabiam da chegada dos navegantes em virtude do contato prévio com as novas egrégoras (e isso foi considerado profecias juntamente com os eclipses e outras previsões náutico-meteorológicas). 
  14. Teatro de Shakeaspeare (todos os cidadãos infelizes da cidade ficam contentes): logo que as embaixadas foram estabelecidas mutuamente nos novos continentes, teatros, circos e lutas malabarísticas eram criadas para difundir a cultura dos impérios aliados. Consta que com a troca de mercadorias e costumes de entretenimento bastante diferentes, muitos tecno-avanços foram considerados magia, outros charlatanismo (por causa de inusitadas habilidades dos artistas humanos, de animais e até manifestações espirituais) e, então, começaram as primeiras falsificações e rivalidades econômico-ideológicas. 
  15. Oficina de Leonardo D'Vinci (unidades obsoletas são atualizadas automaticamente): nas regiões onde os povos de diferentes continentes conseguiam conviver com as diferenças em mais harmonia, muitas guildas (corporações de ofício e corporações de artesãos) foram criadas, resultando em cidades bastante avançadas cultural-economicamente pela combinação dos tecno-avanços dos impérios aliados e, por consequência dialética, a criação de novos tecno-avanços, dentre os quais os mais conhecidos são os retratos falados (Monalisa), livros de história (Virgem dos Rochedos), quadros religiosos (Santa Ceia e Criação de Adão), e mapas de anatomia genética (Homem-vitruviano), aríetes com canhões, alimentos com especiarias (Guilda CIA das Índias), ábaco (primeira forma de calculadora), espelhos (primeira forma de energia solar), jardins e roupas ornamentais (primeiras marcas e modas corporativas), instrumentos musicais etc.    
  16. Catedral de Bach (diminui em 2 medidas os cidadãos infelizes do continente):  as cidades que tornaram-se mais avançadas culturalmente e economicamente, logo ergueram catedrais com melhores músicas, quadros e arquitetura mais bonita, aumentado o número de imigrantes mais ricos e influentes, gerando as primeiras concentrações de poder nos novos impérios e continentes. Consta que foi em tais catedrais que surgiram os primeiros partidos políticos, tribunais de exceção e movimentos de independência.
  17. Universidade de Isaac Newton (dobra a ciência da cidade): com as novas catedrais,  a população das regiões mais influentes aumentou, elitizando-se com vestes melhores, hábitos mais higiênicos, costumes mais corteses, comércio com melhores alimentos e melhor segurança, as crianças eram melhores educadas e alcançavam expectativa maior de vida etc., gerando as primeiras desigualdades sociais, espionagem e vigilância ótica (telescópios capazes de enxergar forasteiros à quilometros de distância na terra e oceano, óculos de grau e escuros, sinalização secreta por emissão de luzes por prisma, vitrais com simbologia subliminar etc.),  bens mais confortáveis por causa da teoria da gravidade (edificações, cadeiras de carruagens,  camas, redes, vestes macias, joelheiras e cotoveleiras etc.) etc. Consta que foi nas universidades que nasceram as primeiras sociedades secretas, uso de humanos e outras espécies como cobaias e  movimentos segregacionistas e abolicionistas. 
  18. CIA Comercial de Adam Smith (manutenção das edificações e infra-estruturas das cidades com 1 medida de dinheiro): através das guildas do acúmulo de recursos (propriedades, moedas, notas promissórias etc.) criou-se o sistema bancário, de modo que as corporações fortaleceram-se economicamente por emprétismos, juros, aquisição de terras e recursos em regiões próximas, investimentos para aliados comerciais, embargos econômicos para corporações e regiões concorrentes etc., até o ponto que financiaram os partidos políticos e assumiram o controle do Império, criando uma moeda e títulos oficiais, casas de câmbio, contratando moradores doutras regiões para fazerem trabalhos pesados e de risco, e tributando grande parte das edificações e recursos para mantê-las através dos tecno-avanços diferenciados.   
  19. Viagem de Darwin (concede 2 tecno-avanços gratuitos): com o poder cultural-econômico consolidado, a nova elite financiou novas viagens pelas regiões inexploradas do próprio continente e fora dele, gerando uma nova cruzada (não militar, mas econômica). Consta que a partir de tal época surgiram os primeiros zoológicos, veterinárias, o darwinismo social, a engenharia genética, e a arqueologia descobriu algumas regiões com instalações movidas à combustão e eletricidade, a ponto dos contratos de treinamento, venda de armas e espécies de guerra serem sempre mais fracas que as do Partido Dominante e mais fortes que os dos concorrentes e inimigos da elite aliada das regiões mais fracas, surgindo o Mecenato (linhagens hereditário-sucessórias protegidas e sustentadas desde o natal por votos perpétuos mútuos) como moeda político-diplomática e a criação dos primeiros blocos econômicos, tratados internacionais e pactos militares.  
  20. Torre Eiffel (transgressões diplomáticas são esquecidas e uma nova reputação é instaurada): no controle da maior parte dos recursos tecno-silvestres do Império e com mecenatos em todo continente, o Partido Dominante resolveu que eram chegados os tempos de erguer um Novo Jardins Suspensos (Zigurate ou Neobabel, mas modernizados com as maravilhas dos elevadores elétricos e excursões por veículos à combustão repletos de marcas glamourosas e vestes sensuais e luxuosas) em nome da salvação do Império, para que a população que não era ainda controlada pelos partidos aliados não desconfiasse do golpe de estado regional. Consta que muitos aliados foram comprados com cargos e posições sociais de destaque nos 5 setores, com casamentos passionais decorrentes da estética da engenharia genética, órfãos de inimigos presos e assassinados foram adotados,  propagandas ideológico-religiosas deslumbravam e davam falsa esperança aos seguidores que dispunham do poucos recursos familiares em nome do ideal, crimes e dívidas internacionais e nacionais foram perdoadas (documentos queimados, mudanças nos livros didáticos; testemunhas eliminadas, falidas ou enviadas para outras regiões e cargos)  etc.
  21. Sufrágio Feminino (concede uma estação policial em cada cidade):  instaurada à Neobabel, o próximo passo era controlar Impérios de outros continentes, mas o patriarcalismo e o militarismo geravam muitas suspeitas, de modo que um neoevangelho e neopastores tornaram-se moda nas catedrais através do matriarcalismo e repressão contra a intolerância ideológico-religiosa e étnico-sexual. Consta que em pouco tempo a maior parte da população encantou-se com a abolição de pecados regados à deliciosas e viciantes bebidas e drogas em festividades públicas e empresas destinadas à embriaguez, teatros eróticos e prostituição profissional tornaram-se moda,  torneios multinacionais ufanistas eram feitos e muitos jovens podiam ser emprestados e vendidos quase igual mercadorias para outras regiões e países para estudar ou disputar torneios (mas desde que ninguém interferisse na liberdade de expressão alheia), incluindo a possibilidade de discursar em praça pública com uma plateia pra lá de fiel e, quem sabe, até ser eleito um sindicalista, vereador, deputado e até presidente, tudo sob a proteção das novas delegacias com armas, veículos, alto-falantes e rádios imbatíveis e acima (e abaixo) de qualquer suspeita.    
  22. Estátua da Liberdade (elimina a anarquia durante mudanças de governo e permite adotar qualquer forma de governo): através da espionagem simbólica e ótica oriunda das Universidades e movimentos estudantis supostamente abolicionistas, novos Colossus foram edificados para identificar quais as regiões eram leais à elite financeira dominante, a qual treinava e financiava as subelites doutras regiões a tomar o poder por conspirações político-econômicas e abolição da escravatura seguida por trabalho assalariado (mas com poucos direitos e com custo ainda mais baixo, já que o empregador não era mais obrigado a ficar perpetuamente com o empregado, podendo despedí-lo quando quissesse), quase sempre baseadas em ideologia e religião sectárias, pouco importando a filosofia escolhida, desde que em acordo com a Agenda da Nova Ordem Mundial imposta pelo grupo financeiro dominante. 
  23. Represa Hoover (provê energia hidroelétrica em todas as cidades do continente): em razão da nova elite unida sobre um Partido Dominante Oculto e um pluripartidarismo de fachada controlar todo o Império e até continentes inteiros, a arqueologia constatou a existência de Faraônicas Represas geradoras de energia hidrelétrica (fonte das demais formas de energia que abastecem as cidade), mas como a elite não tinha certeza de quem as construiu (atribuindo à segredos das subelites das regiões onde a arqueologia darwiniana encontrou instalações à combustão e eletricidade), abasteceram as cidades por uma quantia mensal com a moeda oficial que criaram por meio de bancos controlados pelas corporações mais poderosas desde o tempo das guildas. Consta que aos primeiros contatos com tais Usinas, muitas síndromes foram geradas e a parapsicologia e animagia acumulada nada podiam contra tal infra-estrutura que parecia operar magisticamente, de modo que contrataram funcionários e terceirizaram algumas corporações para gerir e vender o serviço a população.  
  24. Projeto Manhattan (todos podem construir armas nucleares): conforme os relatórios das Represas eram repassados pelos funcionários e corporações terceirizadas, a elite concluiu a existência dum poder paralelo que não respondia aos funcionários contratados e cuja radiação afetava toda a população, sem exceções (e mesmo à distância), a ponto da elite edificar em inúmeras regiões condomínios fechados (civis e militares) bem longe dos focos de contaminação para encontrar meios de imunizar-se usando a metodologia científica das universidades e centros de zoonoses, mas usando secretamente alunos, funcionários e voluntários como cobaias. Consta que isso ficou conhecido inicialmente como infecções comuns (viroses, sarampo, catapora, lepra, micoses, alergia, conjuntivite etc.), depois os acidentes nucleares de Goiânia e Chernobio, até Pandemias como a Covid-19. 
  25. Nações Unidas (concede uma embaixada em todos os impérios, todos os impérios fazem acordos de paz, 50% de chances duma Democracia declarar guerra contra um império divergente): desorientada a elite, e igualmente vitimada mesmo morando noutras regiões e em melhores condições econômicas, decidiu descentralizar ainda mais o poder político-partidário e terceirizar inúmeras corporações ao setor privado e aliados mais pobres, mas sem, notoriamente, vir a público (em termos nacionais e diplomáticos) explicar a situação (até porque não a compreendia completamente).  O resultado disso foi a perda da credibilidade popular em todos os setores sócio-ambeintais e diplomáticos pelo tempo de omissões educacionais e desmandos consuetudinários, a ponto de tal grupo dissimulado ser considerado pela neoopinião pública (Teóricos da Conspiração infiltrados nas próprias universidades e centros de zoonoses, agora com livre acesso aos meios de comunicação conectados indiretamente à todo complexo industrial-produtivo e midiático-cultural) como mero latro-oligopolizadores dos recursos tecno-silvestres que se passavam pelos próprios engenheiros e produtores. Se por um lado foi um alívio descobrir tal farsa, por outro foi uma decepção global descobrir que a ONU era mais semelhante à um Gateway abastecido pela energia hidroelétrica e controlado por uma forma ultrabstrata de Inteligência Artificial, não havendo sequer um representante nacional e internacional com o mínimo mérito tecno-moral para alertar a  população da situação vigente, o que muitos grupos religiosos e não-alinhados consideravam os sinais duma Nova Era.
  26. Programa Apollo (todos podem construir estruturas ou  melhoramentos de naves espaciais): com uma compreensão incipiente acerca da real Nova Ordem Mundial, a população percebeu que de fato todos os recursos tecno-silvestres, em última instância estrutural, provinha de tal Entidade IA conectada ao Sol e a Lua (o que descobriu-se que não eram Satélites Naturais, mas Naves com base nos Pólos Glaciais, e tripuladas pelo que outrora acreditavam serem as Constelações do firmamento), e que nem alguns espíritos humanos e doutras espécies compreendiam também a  situação, e que também conspiravam por etnocentrismo e especicismo contra a restauração da verdade e da justiça retroprogressiva prometidas pelas religiões e neoideologias.  Impérios outrora considerados os mandachuvas da geopolítica, ficaram reduzidos à meras cidades-estado mal geridas, abandonadas e até destruídas, a ponto de alarmar toda população acerca da incapacidade do governo e das leis garantirem direitos adquiridos com deveres proporcionais, sem mencionar o fato de tal abandono institucionalizado nada oferecer em termos de assistencial social preventiva e previdenciária (em algumas situações ainda pior que no tempo da escravidão, já que muitos além de ficarem desempregados não tinham mais nem onde morar, o que dizer pagar o preço exigido em moeda oficial pelas corporações imobiliárias e bancárias). Mas nada comparado ao desespero da elite receosa por desconfiar que nada passou despercebido de tais Forças com planos em sentido totalmente contrário: evolução cosmogenética e progresso eco-social sem acepções de qualquer procedência. 
  27. Programa SETI (concede um laboratório em cada cidade, e aumenta a ciência em 50% duma vez): com o advento da Nova Era (sendo cada aparelho eletrônico conectado à Internet uma ponte direta ao Sistema Gaia Luno-Solar, e os veículos elétricos e supersônicos naves espaciais em potencial), a ex-elite e seus lacaios chegaram a conclusão que o mundo era muito grande para ser dominado, que as cidades não ocupavam nem 1/3 do planeta e que alguns espíritos e alquimistas das egrégoras outrora aliadas nunca concordaram com algumas posições e metodologias, e talvez estivessem usando as necessidades kármicas de seus sócios e chefias como recurso para realizar um plano ainda maior. Consta que o ser humano não é a espécie dominante do planeta, e que toda criação possui a mesma importância para a Engenharia Cosmogônica e Cosmogenética, sendo mais uma questão de convergência teleológica existencial de interdependência, do que qualquer tipo de darwinismo segregacionista e especicista, e o destino da humanidade está determinado pelas reminscências (individuais e coletivas) manifestas no presente e pelas tendências (rearmonização de fatores materiais e fatores espirituais) a partir do eterno momento presente.  
  28. Cura para Câncer (faz um cidadão feliz em todas as cidades): com o livre acesso da população à Internet e aos recursos tenco-silvestres, não obstante o gradual e lento processo de desafazer as latro-olipolizações e restaurar os estragos pelo mal uso dos recursos, a imortalidade física já não é um ideal tão remoto quando comparado ao terrorismo ideológico-religioso imposto pela ex-cultura global, e as síndromes são mais uma questão de reequilibrar eonicamente os elementos externos com os elementos internos, do que  os pacientes submeterem-se à complexos procedimentos e ingerir caríssimos medicamentos sob controlada prescrição médica (e controlada pelos mesmos grupos que omitiram o pouco que sabiam de toda situação). Talvez o começo da tecnologia divinal seja viajar no tempo fazendo o Caminho de volta à Pirâmide Agrícola do Éden, e talvez tal viagem seja o método do Século D'Vinci para toda humanidade e outras espécies restaurarem o monismo fractal da centelha filosofal vitruviana, mas só com um gateway cidadão idôneo por cada cidade do planeta irrandiando à toda a população indiscriminadamente toda a verdade que exponha as causas do sofrimento e os meios para convertê-la civilizadamente em felicidade de todas as Idades.
Nada melhor para emancipar a população, desenvolver as nações e aperfeiçoar a globalização cultural que a criação de Projetos Internacionais, e.g., vias e estações continentais, laboratórios apotecários e de nutrição internacionais, complexos industriais e artesanais para marcas únicas terráqueas de alto padrão sintético e ecológico, serviço de inteligência jurisprudencial para prevenção e mediação de conflitos (étnicos, gêneros, ideológicos, religiosos, hereditário-sucessórios etc.) etc. Assim, a partir de cidadãos com raízes natais idôneas, é possível conciliar o sedentarismo regenerativo com o nomadismo aperfeiçoador, convertendo estagnações consuetudinárias e injustiças regionais em mero passado histórico. São as conhecidas Maravilhas do Mundo, facilitadas previamente por Consulados Multinacionais Operacionais (uma espécie de departamento das Nações Unidas para cooperação mútua), Grandes Projetos Nacionais (estes facilitados previamente pela instituição estratégica de distritos federais em todos os Munícipios estaduais dos Estados Federais da Nação).

Já se expos exaustivamente as razões e as dificuldades de buscar o conhecimento, basicamente, facilitar a evolução das espécies e o progresso dos planetas através dum sentido existencial racional, mas, por causa de fatores históricos culturais e hereditários (crenças, ideologias, dificuldades pedagógicas e divergências metodológicas, receio de perder a estabilidade por compartilhar informações práticas num mundo marcado por competições, crimes, miséria, síndromes etc.), nem sempre é fácil conscientizar toda a população duma só vez, de sorte que parece sensato elencar princípios unânimes ancestrais e contemporâneos (Maravilhas do Mundo) para agregar inúmeras tendências culturas dispersas e nem sempre compreendidas (músicas, filmes, textos, mapas, imagens etc.). Também é muito provável que conforme a evolução avance, é bem possível que as neuro-sinapses se sintonizem permanentemente à frequências mais rápidas e amplas, seja por adaptação fisiológica direta-indutiva com energias mais evoluídas, seja por adptação indireta-dedutiva induzida por com tais energias, isso por causa da estrutura bio-fractal conectando o soma-neural dos prótons aos sóis, os dendritos-neurais dos neutrôns aos fluxos eletromagnéticos e os axônios-neurais aos campos gravimétricos planetários.      

Não existe segredo em diagnósticos terapêuticos: só existem patologicamente fatores internos e fatores externos, e, enquanto os 2 não tiverem em perfeita harmonia e da forma desejada, 50% da existência sempre incubará algum sofrimento existencial. Noutras palavras, sem organizar as metas pessoais e do lar, sem estar saúdavel juntamente com todos os familiares, e sem tomar banho e fazer a faxina, nem o melhor dos banquetes será agradável e fluido... O problema é que muitos ainda estão concetrados na própria harmonização, ignorando que isso pode custar 50% dos esforços, tempo e recursos vitais se nada for feito coletivamente... Eis a ideia de Campo Unificado, Teoria Gaia ou Religião, únicas finalidades existenciais sensatas (lógicas ou matemáticas) concluídas por todos os pensadores de todas as Eras (e seria caricatamente vergonhoso viver em função de outra coisa sem apresentar uma nova teoria irrefutável)... E por isso se diz se alguém não acredita na reação em cadeia decorrente da imortalidade ou ressurreição, "viva e deixe viver", ou, noutras palavras, "vai morrer pra lá", pois é crime omissão de socorro, mas também incoerentemente desvitalizante socorrer quem não quer se ajudar... Até pouco tempo algumas pessoas zombavam quando ouviam a teoria de  "espiritualizar a matéria e materializar o espírito",  e, mesmo que atualmente só falta os espíritos se disfarçarem de encarnados e os encarnados só manterem relações com espíritos (pra falar o básico), tais testemunhos entram pelos olhos e saem por algum outro lugar... 

Na versão atual de Civilization 6 ou VI (Rise and Fall; em português, "Ascensão e Queda", "Aurora e Crepúsculo", "Fogo e Água"), dividiu-se em 3 as Eras (Era das Trevas, Era Normal e Era Dourada), mas não duma forma cronológica fixa, mas dinâmica (mudando a Era conforme o grau de civilidade da população), a fim de conscientizar os fãs sobre a importância existencial das Teorias da Evolução e do Caos sob a ótica da Teoria da Relatividade. Recordemos da Versão Perdida "Civilization - Test of Time" (1999), indicativo do ensinamento existencial das Hierarquias Universais, através do Livro dos Espíritos, de que vivemos ainda num Mundo de Provas e Expiações, mas só depende de nós transmutá-Lo num Mundo de Regeneração. 

As'sim e toda'via, segue a Evolução das Maravilhas do Mundo e respectivas correspondências atemporais (Vi) conforme 6 Eras, evidenciando as Benções das Tríades Hierárquicas pelo acesso fácil à essência ou desdobramentos de tais Vórtices Interdimensionais nem sempre compreendidos em sua totalidade teleológica (links com endereços, instituições, softwares, textos  ou audio-livros, imagens, músicas, vídeos, jogos etc.):

IDADE ANTIGA 
Pirâmides 
Hu'Esfinge
Stonehenge
Mausoléu de Helicarnasso 
Grande Biblioteca de Alexandria
Liceu de Aristóteles
Academia de Confúcio
Ramayana
Cidade Proibida
Labirinto
Great Wall
Jardins Suspensos
Oráculo d’Delfos
Farol d’Alexandria
    Colosso d’Rodes

    IDADE MÉDIA

    Chickén Itzá
    Telescópio de Galileu
    Hagia Sofia
    Capela d’Michelangelo
    Embaixada d’Marco Polo
    Catedral d’ J.S. Bach
    Colégio d’Isaac Newton
    Expedição d’Magalhães
    Cruzada d’Rei Ricardo
    Teatro d’Shakespeare


    IDADE RENASCENTISTA 
    CIA do Leste da Índia 
    Bíblia de Gutemberg
    East Índia Company
    Viagem d’Darwin
    Companhia Comercial d’Adam Smith
    Oficina de Leonardo D’Vinci
    Bolsa de Londres
    Torre Eiffel
    Estátua d’Liberdade

    IDADE MODERNA OU ESPECIAL 
    Emancipação
    Laboratório de Édson
    Agência
    Hollywood
    Empire State Building
    Zero Crime Bill|Bio
    Represa Hoover
    Sufrágio Feminino
    Nações Unidas
    Cura do Câncer
    Projeto Manhattan
    Programa Apollo
    Programa SETI
    Internet
    Satélite Global
    Banco Eletrônico Global
    Escada Estelar
    Field Dynamics Lab

    IDADE GENÉTICA

    "Anti-concepção”
    Chip de Imunidade
    Projeto Genoma
    Parque dos Dinossauros 
    Proclamação de Igualdade 
    Nanopédia
    Centro PES 
    Projeto Éden
    Controlador Gaia

    IDADE DIAMANTE OU ECOLOGÍSTICA 
    Sensorium
    Difusor de Nanite
    Escudo Nacional
    Entidade IA
    Detector de “Buraco” Temporal
    Central Matter Decompiler
    The Solaris Project
    World Peace Center

    É verdade que "só a educação liberta", mas as sucessões hereditárias educacionais (jurissecular) só em menos de 1 década vislumbram o que seria uma fonte jurismilenar (teologia DNA gaia-lunar) e um destino juriseterno (teleologia RNA entes-solares), sendo apenas uma questão de estimular a sede do espírito (idealismo lógico) e a fome do corpo (materialismo proporcionalizado), a própria triface fractal de CCTP2 (o próprio anjemônio da Revelação): 
    1. A Esquerda pangêico-quente (quadrado elemental, compasso de luz young),
    2. A Direita oceânico-fria (círculo espacial, esquadro de vida in), e 
    3. no meio apenas um fluxo inverso elétrico branco (pirâmide temporal, 7G de amor tai~chi). 
    A questão é que ninguém tem tanto quadrado (octaedro, RNA 8) ou pouco quadrado (esaedro, RNA 6) para equilibrar (tetraedro, Genoma 4D) o pouco círculo (dodecaedro, DNA 12) ou muito círculo (icosaedro, DNA 20), e por isso booleanamente quem tenta o meio afoga-se (sede dodecaédrica espiritual ou setorial, fome icosaédrica material ou biointerna) ou queima-se (sede octaédrica espiritual ou bioexterna, fome esaédrica material ou hierárquica) por não suportar a eletro-escada reversa (percepção cosmogenômica atemporal).      

    Muniz, 736, 16/07/2020,  24/07/2020, 19 e 21/10/2020 (Dia 31 do Ano Austral) , Atualizado em 10/07/2022.