79. SE: Idade Cyberbiológica ~ Aluminium Co [Metodologias Virtuais Peripatéticas - Texto, Imagem, Áudio ou Vídeo (e a Teoria do Progresso)]
81. SE: Idade Cyberbiológica ~ Aluminium Co (Os 5 Kernels dos Setores Sócio-Ambientais, os 25 Setores Sócio-Ambientais e o Triacontágono Estrutural)
79. Idade Cyberbiológica ~ Aluminium Co [Metodologias Virtuais Peripatéticas ~ Texto, Imagem, Áudio ou Vídeo (e a Teoria do Progresso)]:
Mapas Virtuais: Pode-se a partir duma página virtual (site, bloguer etc.) criar metodologias para os 5 setores sócio-ambientais (Cursos, Exposições, Entretenimento, Procedimentos, Consultas, Bate-papos, Fóruns etc.), bastando apenas elaborar um programa em ordem crescente com calendário. O conteúdo dos próprios VERs e páginas conexas servem a tal propósito (com o diferencial que a pessoa interessada pode criar a própria página com as especificações pretendidas e adicionar qualquer outra fonte virtual disponível na Internet).
Da Teoria do Progresso à Teoria do Caos: Todavia, a Teoria do Progresso ensina que a causa de todos os sofrimentos resultam em desordens acumuladas na rotina da população, das espécies silvestres, de espíritos, de entes tecnológicos e todas os seres que existem no Universo, visto que a ausência de ordem resulta em instabilidade, gerando miséria (por causa do mal uso dos recursos silvestres e tecnológicos), poluição (por causa do mal uso dos recursos), síndromes (por causa das relações desarmoniosas geradas pela poluição), flagelos ambientais (por causa das síndromes em todos os ecossistemas), despareamentos interdimensionais (por causa dos flagelos ambientais) etc., resultando em caos coletivo e entropia individual.
Da Teoria do Caos à Teoria do Progresso: Com efeito, se desde a primeira tribo toda a população tivesse seguido rotineiramente os conselhos dos anciãos, a primeira cidade não teria crescido despadronizada por divisões acadêmicas (ou autoditadas não se sentiriam culpados por desrespeitarem a meritocracia); a primeira nação em desordem por divisões políticas (ou obediências não se sentiriam sobrecarregados por desrespeitarem a meritocracia); e a cultura planetária em caos por divisões religiosas (ou autodidatas e obediências não sofreriam com incompetências culturais), isso porque as crianças só aprendem por osmose cultural (ou exemplos que mostrem conveniência na rotina, evidenciando o desmérito de autodidatas e obedientes entre as atuais e novas gerações); e, com o passar das Eras, grupos hereditário-sucessórios reativos (por irracionalidade, por medo, por interesse, por má-fé etc.) quase sempre omitem o que lhes foi ensinado, furtam os conhecimentos alheios em quadrilhas, locupletam-se e ainda patenteiam (logicamente difamam, caluniam, incapacitam ou até eliminam dicentes, docentes e representantes idôneos; e esta aí as biografias de pessoas físicas e jurídicas do mundo todo que não nos deixam mentir, revelando uma divisão de pessoas idôneas e inidôneas, e, considerando o caos e estagnação cultural, é possível que as pessoas idôneas ainda estejam despertando ou, pior, o número de pessoas inidôneas ou os recursos que se apossaram seja maior).
Das Parábolas às Caricaturas: Os Ancestrais ou Hierarquias Divinais, utilizavam parábolas para melhor educar as novas e atuais gerações, e parábolas atualmente não são muito diferentes de caricaturas, mas para destacar erros evidentes, estagnações desnecessárias e, principalmente, para evitar que fatores meritocráticos divergindo do oportunismo inepto criem um pólo de nômades e outro pólo de sedentários em todo grupo ou região (e o extremo caricato ou parabólico seria um só 1 sedentário ou só 1 nômade honrando deveres para ficar abandonado ou aceito ao final por pena; e tal comportamento não é diferente da brincadeira infantil de correr em volta das cadeiras e ao final da música sentar, vencendo o último a ficar com a última cadeira, mas de modo inverso e consuetudinário entre diferentes faixas etárias). E por isso é importante o quanto antes todas as gerações apreenderem que o mérito individual é responsável pela evolução e o mérito coletivo pelo progresso (para que ninguém fique excluído da brincadeira por fadigas empanturrantes de bolo de festa ou dor de barriga súbita, durante a brincadeira não ocorram brigas por causa do estilo musical ou mostrar o volume da língua a ponto de gerar rinhas entre pais por causa de calúnias envenenadas, e as brigas não acabem com as cadeiras por todos levarem-nas para a própria casa ou mesmo quebrá-la junto com o aparelho de som; também não seria nada agradável à estima da espécie "homo sapiens sapiens" se as fases de maturidade anímica fossem divididas inicialmente em "homo", em seguida "homo sapiens" e, enfim, "homo sapiens sapiens")...
Das Parabólicas ao Caráter: E por isso também os mestres do passado (e.g., Sócrates com sua Ironia Filosófica) nunca eram bem vistos pela maioria da população (mesmo ensinando em público e sem conspirar) e logo em seguida seus conhecimentos eram abafados e escondidos de qualquer instituição dos 5 setores sócio-ambientais (e aí sim começaram as omissões e conspirações culturais), e por isso ainda seus pupilos, Platão, defendida a família Aristocrática (Obediência Meritocrática), e, Aristóteles, afirmou que "a filosofia lhe possibilitou fazer as coisas sem receber ordens enquanto os outros só faziam por temer a lei" (Alquimia Disciplinar). Para convergentes da mesma ideologia, crença ou convicção, pouco importa a procedência genética ou regional, mas sim os motivos (antíteses ou problemas rotineiros), os meios (teses ou soluções rotineiras) e os objetivos (síntese ou rotina cultural) para realizarem suas utopias, ideais ou planos (vias existenciais estáveis), mas o grande problema é que atualmente a maioria não se entende e isso gera insatisfação, e por isso mesmo não está satisfeita e isso gera desentendimento, resultando num acúmulo muito perigoso em termos existenciais, tanto no aspecto individual, quanto no aspecto coletivo. À semelhança dos Faróis Costeiros que se colocavam lâmpadas no ápice para os navegantes não naufragar (e o Grande Farol de Alexandria que indicava o pólo cultural da Era), assim os 5 setores sócio-ambientais colocam símbolos em torres para indicar a existência de leis racionais regendo as classes sociais do grupo ou região: educação (cones, estrelas ou bandeiras em mastros e antenas), policty (brasões, armas e heliportos em domus, fortes ou torres de vigilância), economia (caixa d'água ou relógicos em arcologias), terapia (mirantes, pirâmides, jardins ou em hospitais), filosofia (espécies silvestres, mitológicas ou símbolos geométricos em totens, minaretes, sineiras, pagodes, obeliscos, zigurates), sendo as linhagens genéticas privadas regidas pelas leis da República Corporativista, as linhagens genéticas mistas regidas pela Democracia Virtual e as linhagens genéticas públicas regidas pela Tecnocracia, mas com a evolução anímica e o progresso cultural, hoje qualquer pessoa (física ou jurídica) pode escolher em qual dos 3 Ramos Culturais pretende subir.
Assim, eis alguns exemplos didáticos para facilitar a regeneração da cultura regional, nacional, continental e global (os links indicados são ilustrativos e estão incompletos, e, embora sirvam como referência, devem ser trabalhados em prol da Neoalfabetização e Neoprofissões caso o ser humano pretenda mais autonomia e autossuficiência cultural verdadeira):
Educação Acadêmica (Método Indutivo, Obediência Pitagórica ou Confucionista)
- Ensino Básico ou Infantil (Sistema Educacional) ~ Primavera (Start, Alma Racional), Verão (Regras Básicas ou Bons Modos, Alma Espiritual), Outono (Educação Física, Alma Física) e Inverno (Sabedoria Popular, Alma Emocional)
- Ensino Médio ou Juvenil (Importância e Graus) ~ Primavera (Vocação e Profissão, Alma Racional), Verão (Biocentrismo, Alma Espiritual), Outono (Drogas, Alma Física) e Inverno (Sexologia, Alma Emocional)
- Ensino Técnico ou Livre (Informática) ~ 1º Trimestre (Programas, Dialética Material) e 2º Trimestre (Dicas, Dialética Espiritual)
- Ensino Superior ou Adulto (Antropologia) ~ Ontologia (Hipóteses Cosmológicas, Históricas e Geográficas), Atualidade (Artes Clássicas e Contemporâneas) e Crítica (Lavagem Cerebral)
- Ensino Pós-Graduado ou Ancião (Lógica) ~ Hipérteses do Caos (Reflexões) e Conclusões Existenciais (Glossário)
Educação Auto-didata (Método Dedutivo, Alquimia Hermética ou Taoísta)
Plano Nacional Tecnocrático
...
Código Jurisprudencial Global
...
Via Ecologística Continental
...
Procedimentos Unificados de Emancipação Terapêutica
...
E assim cybergenético-sucessivamente conforme o mérito pessoal e coletivo paracontinuado...
Muniz, 736, 11~02~2021 (Dia 144 do Ano Austral)
81. Idade Cyberbiológica ~ Aluminium Co (Os 5 Kernels dos Setores Sócio-Ambientais, os 25 Gateways dos Setores Sócio-Ambientais e o Triacontágono Estrutural):
Kernels Existenciais dos 5 Setores Sócio-Ambientais
- Educação (Ed): Humanas (EdH), Exército (PoE), Agricultura (EcAg), Autoconhecimento (Ta), Cultura (Fcu).
- Policty (Po): Exatas (PE), Aeronáutica (PoA), Indústria (EcI), Prevenção (Tp), Pólo Tésico (FPt).
- Economia (Ec): Biológicas (EcB), Marinha (PoM), Serviços (EcS), Retificação (Tr), Pólo Antítesico (FPa).
- Terapia (T): Docência (TD), Inteligência Interna (PoIn), Aprendiz (EcAp), Estabilização (Te), Pólo Sintético (FPs).
- Filosofia (F): Cientista (FC), Inteligência Externa (PoEx), Artesão (EcAr), Genetização (Tg), Evolução (Fev).
Gateways Culturais dos 25 Setores Sócio-Ambientais
- Educação: 3 Vias (Humanas, Exatas e Biológicas), 1 Especialização (Docência) e 1 Generalização (Cientista).
- Policty: 3 Vias (Exército, Aeronáutica e Marinha), 1 Especialização (Inteligência Interna) e 1 Generalização (Inteligência Externa).
- Economia: 3 Vias (Agricultura, Indústria e Serviços), 1 Especialização (Aprendiz) e 1 Generalização (Artesão).
- Terapia: 3 Vias (Autoconhecimento, Prevenção e Retificação), 1 Especialização (Estabilização) e 1 Generalização (Genetização).
- Filosofia: 3 Vias (Cultura, Pólo Tésico, Pólo Antítesico), 1 Especialização (Pólo Sintético) e 1 Generalização (Evolução).
Mapa Estrutural Sócio-Ambiental
- Como podem observar na imagem todas as almas podem evoluir (1) em qualquer circunstância, e podem dar o segundo passo quando quiserem (2), mas para escolher um setor social um sexto passo é necessário (6) para fazer valor o primeiro (1) e o segundo passo (2) em termos existenciais, e isso pode parecer muito abstrato, mas sabendo corresponder à realidade, é o que explica as lacunas manifestas culturais e as potencialidades consuetudinárias.
- Também a sequência não segue um critério totalmente valorativo em termos de setores sócio-ambientais, isso porque partes físicas e estruturas jurídicas podem variar em urgências, pendências, necessidades, meios e objetivos, sem mencionar que todas as partes duma estrutura são essenciais para o completo funcionamento do Todo (ou partes sócio-ambientais das 5 estruturas existenciais).
- Com relação à sequência escolhida, não pode-se existir satisfatoriamente sem saber existir terapeuticamente (7), da mesma forma que não pode-se colaborar com o setor econômico sem antes escolher uma área educacional (13, e começar pelo 14º biológico é essencial em virtude de todos os setores procederem e dependerem da ecologia) para tornar-se um aprendiz (e começar pelo 21º passo dos serviços é essencial em razão de quase ninguém começa produzindo os recursos que utiliza), e, enfim, contribuir verdadeiramente com a nação e com o planeta (e começar pelo 26º passo da inteligência interna é essencial em face de ser impossível zelar pela estrutura interna sem antes compreendê-la, o que dizer zelar pela estrutura externa, e é notoriamente culposo ou até doloso um setor que pretende defender a população de fatores externos permita que cidadãos de mérito ou inocentes sejam estagnados, corrompam-se e definhem).
Teste Vocacional de Vida
- Um Teste Vocacional Existencial (einsten laic, TVE ou TEL) poderia começar perguntando qual o objetivo duma alma ante a concessão duma longevidade de 1 Aeon antes de novos planos e concessões. Isso porque a resposta é uma avaliação teleológica e teológica extrema: se não sabe o que quer, logo tem tendências suicidas, e se sabe o que quer, logo tem entusiasmo, mas com alguma probabilidade de não ter sabedoria suficiente para suportar harmoniosamente o próximo ciclo para novas concessões.
- Em termos de meritocracia o raciocínio é o mesmo, mas com foco em meios e fins coletivos em acordo com os meios e fins existenciais.
- Como existe um tempo considerável, uma fase de avaliação, estágio, adaptação são muito úteis para evitar desmotivações vocacionais e limitações por nascimentos em condições de oportunidades e direitos desiguais com obrigação de deveres iguais.
Muniz, 736, 02~06~2021 (Dia 255 do Ano Austral)